Um jovem adulto misterioso e divertido | Um de nós está mentindo - Karen M. McManus - Nuvem de Letras: Site sobre livros

30 maio 2018

Um jovem adulto misterioso e divertido | Um de nós está mentindo - Karen M. McManus

Quando solicitei "Um de nós está mentindo" para a Galera Record, eu ainda não havia lido nenhuma resenha desse livro, apesar de ter visto muita gente comentando sobre ele nas redes sociais. A capa e as informações usadas na divulgação do livro já davam claros sinais de que encontraria um livro com investigações. E apesar de esse tipo de história não ser muito o meu forte, a ideia de ler um jovem-adulto cujas pistas poderiam ser deduzidas durante a leitura para desvendar todo o mistério parecia bem diferente e me deixou bem empolgada!



Para quem ainda não conhece muito sobre esse livro, "Um de nós está mentindo" se inicia quando, numa tarde de segunda-feira, cinco estudantes do colégio Bayview entram na sala de detenção: Bronwyn, a gênia, comprometida a estudar em Yale, nunca quebra as regras; Addy, a bela, a perfeita definição da princesa do baile de primavera; Nate, o criminoso, já em liberdade condicional por tráfico de drogas; Cooper, o atleta, astro do time de beisebol; e Simon, o pária, criador do mais famoso aplicativo de fofocas da escola.

Só que Simon não consegue ir embora, pois antes do final da detenção, ele está morto de forma não-acidental. Pra completar, no dia seguinte, Simon planejava postar fofocas bem quentes sobre os companheiros de detenção. O que leva os quatro adolescentes para o topo da lista de suspeitos de seu assassinato no mesmo instante.

Para quem espera um grande mistério nessa leitura, talvez fique ligeiramente decepcionado. Não que o livro não tenha isso, mas eu prefiro dizer que você não vai encontrar muita coisa do gênero do começo do livro até um pouco mais do meio da história. Nessa primeira "parte", digamos assim, a autora se preocupa mais em apresentar os personagens ao leitor e o panorama em que vivem. Isso não é chato ou super introdutório; até porque, a narrativa da autora ter uma fluidez bem bacana, pricipalmente por conta dos ganchos que ela faz nos finais de capítulo, sempre com um acontecimento marcante ou igualmente interessante para o leitor continuar a leitura. O livro também não conta com descrições desnecessárias, e possui personagens mais interessantes do que podem parecem num primeiro momento.

Se você não leu o livro, há grandes chances de você subestimar os personagens principais; afinal, eles são estereotipados e podem parecer superficiais (a popular, a nerd, o bad boy, o atleta astro do time). Mas, sorte a nossa que esse não é o caso! Conforme avançamos na leitura, percebemos outras nuances dos personagens e nos damos conta de que eles não são rasos e previsíveis. Muito pelo contrário: há um mistério envolvendo a vida de cada um deles que é igualmente interessante! O legal disso tudo é que, como o livro é narrado em primeira pessoa e intercalado entre os quatro personagens, não havia um que era chato fazer a leitura. Eu tive os meus preferidos, é claro, contudo os outros não foram detestáveis a ponto de eu desejar pular a parte deles.

Um problema sobre essa divisão de narrativa é que em alguns momentos achei a voz dos personagens bem parecida. Nesses momentos, tive que retornar páginas só para ter certeza de quem estava narrando aquela parte mesmo. Eu sei que são muitos personagens, mas também que isso é um pouco incômodo porque, com exceção de quando os personagens estavam em seu ambiente familiar (que aí dava para sacar já que cada um tem um estilo de vida completamente diferente do outro), quando eles se encontravam ou tinham algum tipo de interação entre si, eu me perdia facilmente em saber quem estava narrando aquela parte em específico. Normalmente isso acontecia quando eu achava que a personagem que estava narrando era uma mulher (por exemplo), e de repente começava a falar usando palavras no masculino.

Apesar de o livro não prometer falar sobre temas mais delicados e profundos (como bullying, relacionamento abusivo, etc), a autora nos presenteia com isso nesse livro! É claro que a abordagem dela não é tão incisiva, uma vez que o livro pende para uma narrativa mais leve. Mas, eu como entusiasta de livros nesse estilo, fiquei ligeiramente decepcionada porque adoraria se ela tivesse falado bem mais sobre esses pontos no livro.

Encontrei alguns errinhos como troca de sexo do personagem (jurava que a Bronwyn era o Bronwyn no começo do livro por conta disso) e outras coisas mais que agora não vou me lembrar com clareza, entretanto não incomodaram tanto por não serem excessivos. O final do livro que é para ser a grande surpresa, foi diferente do que eu havia imaginado, mas não me convenceu 100%. Eu gostaria muito que a autora tivesse usado outra abordagem que ela menciona na história. Enfim, não vou falar muito porque seria um baita spoiler, mas no geral eu gostei da leitura. É um livro que, PRA MIM, poderia ser um pouco menor, porém tenho certeza de que vai agradar muita gente. Com certeza vou querer ler algo mais da autora.

INFORMAÇÕES:
Livro: Um de nós está mentindo
Título original: One of us is lying
Autora: Karen M. McManus
Páginas: 382
Ano de Publicação: 2018
Avaliação: 3 estrelas de 5 (BOM)
Links para compra: Amazon | Americanas | Amazon (exemplar em inglês)
A não ser que um de nós esteja mentindo. O que sempre é uma possibilidade.

4 comentários:

  1. Oi, Daisy!
    Eu já acompanho o burburinho desse livro desde que ele saiu lá fora. Particularmente ele nunca me despertou o interesse pra ler, apesar de todo mundo falar muito bem dele.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei bastante dessa leitura.. e também tive essa dificuldade com o sexo de alguns personagens por conta de erros. Me surpreendeu o final, mas confesso que no meio também achei meio extenso, que poderia ser um pouco menor...

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Hey Daisy! Tudo bem?
    A versão suspense de Clube dos Cinco kkk
    Eu tô doida pra ler esse livro!
    Obrigada pelo comentário lá no blog.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
  4. Oiii Daisy

    Eu me surpreendi muito com esse livro, o final foi bem inesperado e os personagens, que no começo pintavam bem clichês, aos poucos me surpreenderam demais. Bateu saudade agora, espero que a autora publique mais livros por aqui, gostei da escrita dela.

    Beijo

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir