Um livro que não é ruim. Mas também não é dos melhores | A Rainha Vermelha - Victoria Aveyard

O mundo de Mare Barrow é dividido pelo sangue: vermelho ou prateado. Mare e sua família são vermelhos: plebeus, humildes, destinados a servir uma elite prateada cujos poderes sobrenaturais os tornam quase deuses.




Mare rouba o que pode para ajudar sua família a sobreviver e não tem esperanças de escapar do vilarejo miserável onde mora. Entretanto, numa reviravolta do destino, ela consegue um emprego no palácio real, onde, em frente ao rei e a toda a nobreza, descobre que tem um poder misterioso Mas como isso seria possível, se seu sangue é vermelho?

Em meio às intrigas dos nobres prateados, as ações da garota vão desencadear uma dança violenta e fatal, que colocará príncipe contra príncipe - e Mare contra seu próprio coração.

MINHA OPINIÃO:

Estava doida para comentar com vocês o que achei de "A Rainha Vermelha" da Victoria Aveyard! O livro faz parte da série "A Rainha Vermelha" e por aqui foi lançado pela editora Seguinte. Antes de tudo, quero deixar claro que essa é a minha opinião sobre a leitura que fiz. Minha avaliação da leitura foi nota 2 de 5 que pra mim é: foi uma leitura OK. Não foi terrível, mas não foi a melhor.

Acho que o principal ponto aqui é que o livro é previsível. Demais. Desde o começo, já dá pra saber de forma clara o papel de cada um na história: quem é o bonzinho, quem é o mal, quem vai trair quem, as intenções dos personagens... Tanto é que o plot twist não funcionou para mim, pois eu já imaginava aquilo desde o comecinho do livro. Ou seja, era para ser surpreendente, mas passou longe disso.

Nesse livro, a autora usou de diversas fórmulas que eu, como leitora, já vi em outros livros. Isso não é problema nenhum, quero deixar claro, pois eu leria um clichê bem escrito tranquilamente. A questão do cliché é que, desde que o autor consiga manejar bem as palavras, cativar/convencer e fazer com que o leitor se importe com a causa principal do livro, pode ser o livro mais clichê que, ainda assim, tem grandes chances de obter uma boa aceitação.

Em "A Rainha Vermelha", além de esse compilado de coisas comuns terem me impossibilitado de cair naqueles momentos que existem para causar sensações de tensão/tristeza/agonia durante a leitura, a cada frase lida vinha aquele pensamento em letras neon de que era óbvio que aquilo não ia acontecer de jeito nenhum porque eu já li coisa semelhante. Não caio nessa. O resultado disso foi que a leitura se tornou extremamente morna e sem grandes acontecimentos. Eu não consegui me importar com muita coisa.

O romance foi outro ponto que me incomodou bastante: não soou convincente. O casal principal não combina, não tem química suficiente para me fazer torcer pelos dois. Eu senti que a autora tentava forçar um lance entre os dois - e me convencer disso, quando o melhor é que o próprio leitor faça esse papel de aceitar a conexão dos dois por ser convencido pelo romance deles. As cenas de amor foram dispensáveis. Era como se os personagens mostrassem um lado que não combinava, não tinha nada do que eles eram na história e o que acreditavam. Nem a amizade dela com o Kilorn e o fato de ela (dizer) se importar tanto com ele (e ok, tomar algumas atitudes a respeito) soou verossímil pra mim.

Falando da Mare, eu a achei extremamente repetitiva. Ao que pareceu, a autora quis criar frases/palavras de impacto para o leitor e, por isso, ficou repetindo a maior parte delas em vários momentos, como uma reflexão/conclusão da personagem. Isso me incomodou taaaaaanto, mas taaaaanto que, para mim, a Mare soava apenas muito reclamona e invejosa.

As justificativas dela sobre não gostar de uma pessoa ou por se sentir injustiçada tiveram uma conotação de inveja enorme. E, por incrível que pareça, a maior parte delas eram direcionadas a mulheres - mesmo tendo homens prateados que estavam na mesma situação dessas mulheres. Ou seja, com os homens tudo bem ser legal, mas com as mulheres não? Isso sem contar que a Mare, em suma, fica rodeada de homens 24 horas. Praticamente não há interação com outra mulher que possa ser uma amiga. Eu entendo o panorama ao que ela está submetida e como funciona o mundo. Eu sei. Mas por que pode haver homens prateados que são gente boa e mulheres não?

Não é que eu odiei o livro. A ideia é interessante, a autora criou um mundo, estruturou algumas coisas, porém a execução deixou a desejar. Eu esperava mais, muito, muito mais desse livro que até tem potencial. Fiquei tão frustrada com essa leitura que, honestamente, não sou capaz de dizer no momento que leria o próximo. O livro que tem notas consideráveis no Skoob e no Goodreads, uma capa linda e uma divulgação ótima. Mas não funcionou tanto assim pra mim...

Definitivamente não é ruim. Mas também não é dos melhores.

INFORMAÇÕES:
Livro: A Rainha Vermelha
Livro 1 da série A Rainha Vermelha
Autora: Victoria Aveyard
Número de Páginas: 414 páginas
Ano de Publicação: 2015 pela Editora Seguinte
Avaliação: 2 de 5 estrelas (foi OK)
Link para compra: na Amazon
"Há muito tempo ele nos chamou de formigas, formigas vermelhas ardendo sob a luz de um sol prateado. Destruídas pela grandeza dos outros, quase derrotadas na batalha pelo nosso direito de existir, porque não somos especiais. Não evoluímos como eles, que têm poderes e forças além da nossa imaginação limitada. Permanecemos os mesmos, presos em nossos corpos. O mundo mudou ao nosso redor e permanecemos os mesmos"

Você também pode gostar de

7 comentários

  1. Oi Daisy,
    Eu não gostei desse livro, rs.
    NADA funcionou para mim. Tanto que nem levei a série adiante.
    Tanto personagens, quanto enredo parecem uma fanfic. :( E nada contra fanfics, é só que falta personalidade a história.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Daisy!

    Poxa vida, que pena que você teve uma experiência tão ruim com a obra! Já vi muitos elogios pro livro, mas claro que a opinião muda de pessoa pra pessoa, e é péssimo quando depositamos muita expectativa num livro e ele acaba sendo decepcionante assim. Honestamente não tenho muita curiosidade de conferir Rainha Vermelha por conta da mistureba de referências, a grande semelhança com outros livros, e sua resenha só me deu mais certeza de não perder tempo com o livro

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Menina, que loucura! Até hoje todas as resenhas que tinha visto desse livro eram falando mil maravilhas, acho que, provavelmente, esse livro deve ser bem 8 ou 80 então, né? Enfim, sei como é triste quando uma leitura nos decepciona, mas gostei muito da resenha e da sinceridade!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  4. Olá, Daisy.
    Eu gostei muito desse primeiro livro. Ele me tirou de uma ressaca literária. E fui surpreendida sim hehe. Mas os livros seguintes já não gostei tanto assim, então acho que é melhor você nem ler eles hehe. Respeito sua opinião e concordo com algumas coisas que você disse, mas ainda continuo gostando do livro hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi Daisy, tudo bem?
    Ainda não conhecia esse, mas não faz muito meu tipo de leitura
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  6. Oi Daisy,

    Esse primeiro livro eu até que gostei das história, mas o seguinte não foi tão interessante, achei muito chato, a Mari se torna chata demais hahaha.
    Enfim vou ler o terceiro mas sem muitas expectativas.

    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca li essa série, mas já vi comentários tanto positivos como mais ou menos. Não estou convencida ainda se lerei ou não..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir