Por que você deveria ler Maze Runner mesmo se já assistiu o filme

Assisti Maze Runner antes de ler o livro e posso dizer que o filme me conquistou logo de cara: é cheio de adrenalina e ação, com uma trama que prende a atenção do telespectador desde o princípio. Ele inclusive foi comentado aqui no blog e você pode conferir clicando aqui. Quando fui ler o livro, minha experiência foi igualmente incrível, mas alguns aspectos da trama tomaram rumos diferentes do que eu estava esperando. E eu explico tudinho na resenha logo abaixo .


Maze Runner já começa cheio de suspense, com o personagem principal, acordando em uma espécie de elevador sinistro e subterrâneo que o impulsiona para cima. O garoto não se lembra de nada do seu passado, como o nome dos seus pais e o mundo que vivia antes de chegar ali. A única coisa fresca em sua memória é seu nome. Thomas.

Ao chegar à superfície, Thomas é recepcionado por cerca de cinquenta garotos, a maioria com idade próxima a dele. O lugar ao qual se encontra é como um grande campo cercado por muros gigantescos. A Clareira, é como os garotos intitulam o lugar. E conforme Thomas vai aprendendo mais sobre sua nova "casa", percebe que não é o único a não se lembrar de nada de sua vida passada quando chega ali. Todos os garotos passaram pela mesma experiência, um novo garoto deixado ali pelo mesmo elevador a cada mês com a única memória de seus nomes, nada mais do que isso. Sempre foi assim.

Enquanto se adapta ao lugar, Thomas descobre que os muros, na verdade, formam um enorme labirinto que circunda toda a Clareira; labirinto esse que tem as portas fechadas durante à noite, quando criaturas sinistras são soltas em seu interior. Os garotos tentam achar a saída todos os dias durante as manhãs para voltarem às suas verdadeiras casas. Mas quando uma garota é entregue pelo elevador em menos de trinta dias com uma mensagem sinistra de que tudo iria mudar radicalmente e Thomas sente que a conhece de alguma forma, as coisas começam a sair do normal. E entre desafios, enigmas e situações inusitadas, Thomas percebe que para descobrir os mistérios do lugar, ele vai ter que correr. E muito.

Maze Runner: Correr ou Morrer faz parte da série Maze Runner lançada aqui no Brasil pela editora V&R e escrita pelo autor James Dashner. Todos os livros já foram lançados e dois filmes já foram adaptados da trama do autor. O próximo filme com o nome de “A Cura Mortal” tem previsão de ser lançado em 2017 .

Na minha visão, James Dashner criou uma história criativa e super envolvente! Tudo em Maze Runner se encaixa de uma forma coesa. Mesmo eu sabendo do final do primeiro livro por conta do filme, acompanhar a história foi uma sensação bem diferente. Eu realmente fiquei interessada em saber como as coisas sucederiam, como se nunca tivesse conferido a história antes. Acredito que isso aconteceu porque a escrita do Dashner é totalmente cativante! Ele consegue criar o suspense na hora e medida certa, incitando o leitor a seguir com a leitura até o fim. 

Uma das muitas coisas que gostei bastante no livro foi a ambientação da Clareira (o lugar onde os garotos são deixados). No livro temos uma visão muito mais plausível de como os garotos se organizam em sociedade e fazem com que o local funcione de forma eficiente. E apesar da pouca memória que os personagens têm a respeito de suas vidas passadas, conseguimos conhecê-los melhor também e ter melhores nuances de suas personalidades. Durante a leitura pude entender as motivações de certos personagens que quando assisti o filme ficaram bem confusas para mim.

Um dos pontos que simplesmente amei na escrita do James Dashner é que o autor não enrola em descrições e falas; ele é bem direto, mas sem se tornar superficial. Senti como se fosse uma dose ideal de descrições e acontecimentos, não ficou exagerado, nem em falta.

Quanto à quase que inevitável comparação de livro x filme posso dizer que o filme, apesar de ter algumas alterações no enredo, é muito bom assim como o livro. Do ponto de vista cinematográfico, faz sentido as alterações no enredo. Só que eu estava preparada para encontrar uma história completamente diferente como vi algumas pessoas falarem, mas não acho que é tanto assim. Há algumas coisas diferentes, claro, mas nada tão exagerado. A essência principal do filme continua ali, o que é muito importante!

Muitas das coisas que não fizeram sentido para mim no filme, foram muito bem esclarecidas no livro. Então, se você fez como eu e apenas assistiu o filme e gostou, super recomendo ler o livro também! Ambas formas de entretenimento não são excludentes entre si; muito pelo contrário, trabalham bem juntas e conseguem dar mais fundamento ao mundo incrível criado por Dashner. Super indico!

INFORMAÇÕES:
LIVRO: Maze Runner: Correr ou Morrer
TÍTULO ORIGINAL: The Maze Runner
AUTOR: James Dashner
EDITORA: Vergara e Riba (V&R)
PÁGINAS: 426
AVALIAÇÃO: 5 de 5 estrelas + favorito
COMPRE: na Amazon, na Livraria Cultura, nas Americanas.com
“ESTOU PRONTO”. “ENTÃO VAMOS CORRER”.

Você também pode gostar de

15 comentários

  1. Eu tenho muita vontade de ler Maze Runner! E já vi o filme! A única coisa que tem me feito adiar, foi o fato que quero comprar o boxe de livros! Não está caro, mas sempre me pego dizendo na hora de comprar "ah posso comprar por menos depois", haha. Eu sinceramente gostei do filme, mas me senti muito jogada na história sem nenhum esclarecimento. Realmente o filme é dedicado para quem leu o livro, por isso quero ler, para esclarecer melhor os pontos em que não entendi. Beijos!

    www.ironicageek.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wandressa,
      Leia simmmmm =] O livro é tão bom quanto o filme, e deixa tudo muito mais explicadinho. Eu consegui um preço super bom no Ponto Frio quando fui comprar o livro hehe

      Excluir
  2. Olá, Daisy.
    É engraçado como cada livro funciona de um jeito diferente para cada pessoa. Eu achei exatamente o contrário de você. Achei que o autor enrolou demais. Eram páginas e páginas e nada acontecia. Cheguei a dormir com o livro na mão de tão chato que achei. E o filme eu já achei bem melhor.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi Daisy!

    Eu não vi o filme, mas quero primeiro ler o livro, gostei do fato do autor não enrolar, minha paciência para enrolações anda muito pouca rsrsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi Daisy,
    Eu adorei o livro e o filme também ♥
    Assisti Prova de Fogo mas ainda não peguei o livro para ler mas se for tão bom ( com certeza deve ser) quanto filme sei que vou adorar.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  5. OI
    gostei da resenha, eu assisti os filmes e curti a história só que ainda não os livros, mas quero ler só não sei quando, realmente algumas atitudes eu não entendi, então vai ser bom para entender.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi :D
    Eu ganhei esse livro faz uns anos e li antes de saber que ia virar filme.
    Gostei DEMAIS de Correr ou morrer, praticamente devorei ahhaha
    Prova de fogo já foi meio ruim, não sei se pelo enredo ou pelo momento que estava lendo. Mas não vou abandonar a história. Preciso terminar! s2
    Bj


    IG: @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Daisy!
    Seu blog tá tão lindo *-*
    Eu vi os dois filmes e adorei, mas nunca li os livros. Agora você me deixou com vontade de ler!!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi, Daisy, tudo bem?

    Eu assisti ao filme durante uma viagem de avião! Ele estava no flight entertainment e eu nem ia assistir por que não tinha lido o livro, mas como não tinha mais nenhum filme bom, acabei vendo. Resultado, não curti muito a história, infelizmente, por isso não senti mais vontade de ler o livro.
    Mas sei lá...vejo tanta gente falando bem que lá no fundo eu sei que preciso dar uma chance.
    Bom saber que o autor não enrola, já me faz considerar um pouco mais também. Gosto de autores que vão direto ao ponto.
    Enfim, vamos ver se leio ele!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  9. O James Dashner é demais. Depois que conheci sua escrita, eu corri pra encontrar outros livros dele, e logo se tornou um dos meus autores favoritos. Você já assistiu o segundo filme? O primeiro ficou maravilhoso mesmo, bem fiel ao livro, mas o segundo desencaminhou total.. Também considerei bom, mas bem distante do livro, por isso é sempre bom ler e assistir a adaptação, sempre vai ter algum pontinho diferente

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Daisy,
    Eu vou acabar lendo depois mesmo. Só vi o primeiro filme e me surpreendi.
    Curiosa com os outros. Preciso tirar um tempo para assistir.
    E melhor saber que as diferenças não são tão gritantes. Na verdade, eu terminei o filme super ???? tentando imaginar o que acontece depois....sabe? Ótima resenha. Às vezes é melhor ler depois de assistir, mesmo.

    tenha uma ótima terça.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  11. Oi tudo bem? Como não vi o filme acho que vou começar pelo livro mesmo, rs. Gostei de saber que o autor não enrola mundo pra descrever os cenários e tudo mais, isso as vezes é meio cansativo né? Obrigado pela dica Daisy, bjs!
    André
    TOP COMENTARISTA DE ABRIL

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Assisti o filme e gostei bastante, mas depois que assisti o segundo eu meio que me decepcionei, ao ponto de nem querer ler os livros :/
    É ótimo que o livro tenha te ajudado a entender coisas que não entendeu no livro, mas com certeza essa é uma leitura que não é prioridade. Por que, meu deussssssssss as continuações quase sempre são uma m*?

    OBS: não canso de olhar seu blog. Tão tão tão lindo, tudo feito perfeitamente. Parabéns ♥

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  13. Alguém porrr favor sabe como deixar as palavras com esse sublinhado tracejado embaixo?
    Acho tão lindo, já coloquei umas 10 frases no google e não encontro tutorial :'(
    Agradeço quem tiver a boa alma rs

    ResponderExcluir
  14. Oi Daisy,

    Eu não conhecia a série Maze Runner até ver o filme, na verdade acompanhei o processo da adaptação e fiquei com vontade de ler antes do filme, mas não aconteceu. Vi só o primeiro e tenho vontade de ler a série, inclusive já tenho esse primeiro.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir