Conselho de Amiga, Siobhan Vivian

INFORMAÇÕES:
EDITORA: Novo Conceito
PÁGINAS: 223 páginas
BAIXE UM TRECHO: Clique aqui
AVALIAÇÃO: 5 de 5 estrelas (Excelente)
COMPRE: na Livraria Saraiva, no Submarino

Conselho de Amiga foi um livro que li faz um tempão, mas simplesmente não consegui escrever sobre ele. É difícil falar sobre um livro que gostamos bastante, mas vamos lá!!

Primeiramente tenho que dizer que esse livro é um daqueles que se você for julgá-lo pela capa, com certeza vai se dar mal. O bem da verdade é que eu fiz isso quando fui lê-lo, pois logo após de sair de uma leitura mais “tensa” - o livro No Escuro, um thriller bem bacana com bastante suspense e tensão - pensei em pegar uma leitura bem tranquila, uma história sobre romances e dilemas adolescentes. Bem, Conselho de Amiga é um livro que trata sobre esses assuntos, mas não se restringe apenas a isso. Ele envolve problemas comuns que qualquer pessoa pode passar, mas o diferencial está na narrativa fluída da autora, a forma como ela consegue tratar de assuntos sérios de modo envolvente, não enfadonho.

Ruby vive apenas com a mãe desde que seu pai as abandonou, quando ainda era uma criança. Desde então, ela não tem muitas notícias sobre ele, mas sabe o quanto foi difícil superar essa falta. Ela teve que contar com a ajuda de Beth, sua melhor amiga, que esteve a seu lado sempre lhe dando conselhos de como deveria agir e ser, e que por fim a ajudou a superar seus problemas/dilemas. Porém, é quando seu pai retorna no dia de sua festa de aniversário de 16 anos, onde Ruby está reunida com suas amigas e a mãe, que o mundo dela parece começar a ficar de cabeça pra baixo. Principalmente quando Ruby começa a questionar a lealdade de suas amigas – afinal, será que são amigas mesmo? – e a ver que há muitos segredos envolvidos em seu passado, coisas que não são tão agradáveis de descobrir – e que talvez fosse melhor se ficassem escondidas para sempre.

Conselho de Amiga certamente não é um daqueles livros de romances adolescentes. Ele traz um teor de realidade super gostoso de se acompanhar. Posso dizer que tanto o final, quanto o desenrolar dos fatos foi algo tocante para mim, e não sei dizer se isso está apenas relacionado ao fato de que eu esperava que o livro fosse algo mais fantasioso, digamos assim, e de fato não é. A realidade pode doer e não ser algo tão agradável, e talvez de fato foi nesse ponto que a autora conseguiu me fisgar... E o final foi de certa forma marcante e triste porque de fato foi real, e as pessoas agem assim.

Há um pouco de romance na história, uma pitada extra que a autora colocou e posso dizer que é bem cativante e convincente. Além disso, encontramos outras questões abordadas na história, como alguns relacionamentos conflituosos que a personagem acaba tendo com a mãe, com suas amigas e relacionamento amoroso. A autora mescla breves flashbacks da vida de Ruby com o presente dela em uma narrativa em primeira pessoa. Posso dizer que Conselho de Amiga com essa capa alegre não é só mais uma história. Não digo que é um daqueles livros felizes e clichês, mas sim uma história simplória que deveria ser lida por adolescentes e adultos também por tratar de assuntos sérios de uma forma gostosa de se ler! Super recomendo!

Se você se interessou, pode concorrer ao sorteio do livro que vai até o dia 30/05/14. É só clicar aqui.

Booktrailer do livro:

Você também pode gostar de

3 comentários

  1. Oi :)

    Esse livro nunca me chamou a atenção, pode ser pela temática que não é muito chamativa para um homem,,, Não sei. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Então a capa engana porque eu achei que era um livro mais água com açúcar huehuehuehue
    Não sei se faz meu tipo, talvez eu leia =]

    ResponderExcluir
  3. Oi Daisy, tudo bem?

    Eu julguei esse livro pela capa, confesso. Apesar de já ter lido um livro da autora e ter gostado bastante, achei que esse - por essa capa tão juvenil - não passaria nenhuma grande mensagem, e pelo visto me enganei né?

    Que bom que você gostou do livro.

    Beijos,

    Pah - Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir