Um livro emocionante, real e sincero | A culpa é das estrelas, do John Green

A Culpa é das Estrelas é um livro único lançado pela Editora Intrínseca em 2014 e adaptado para o cinema posteriormente, com Shailene Woodley (atriz de Divergente e Pequenas Grandes Mentiras) no papel da personagem principal. O livro, que no original se chama The fault in our stars, é um jovem-adulto que retrata parte da vida de Hazel Grace, a narradora dessa história. John Green já teve outros lançamentos por aqui, dentre eles Cidades de Papel, O Teorema Katherine e Tartarugas até lá Embaixo. Essa é a primeira vez que um livro do autor aparece aqui no blog.

Já faz tanto tempo que não escrevo uma resenha aqui, que posso estar um pouquinho desacostumada rsrs. Dito isso, vamos lá. Minha experiência lendo A Culpa é das Estrelas foi um pouco diferente do que costumo fazer: ao invés de ler o livro primeiro, acabei ganhando-o após ter assistido o filme. Ler após saber tudo o que acontece tirou um pouco da emoção da leitura para mim porque apesar de não me lembrar de detalhes que aconteceram no filme, eu já sabia dos principais e mais impactantes, anulando o efeito surpresa característico do desenrolar da trama.

Apesar disso, consegui aproveitar bastante a leitura que não se prende apenas a momentos emocionantes e/ou tristes/difíceis por retratar uma personagem principal com câncer, mas que traz também um ar cômico ao construir o relacionamento da Hazel com seus amigos, Augustus e Isaac, além de trazer um pouco do dia-a-dia da personagem principal e do seu círculo de contatos. Também senti que John Green não deixou que o foco principal da história fosse o câncer da personagem, mas sim o articulou como um pano de fundo, um fator que tem grande relevância e influência na vida da personagem, mas que não assume a vida dela como um todo. Dessa forma, o autor consegue mostrar diversas outras complexidades da vida cotidiana, como a efemeridade de nossa existência e das relações humanas.

Nesse ponto, vale salientar que o livro trata sobre jovens e portanto os retrata com seus problemas e dilemas característicos dessa fase da vida; as descobertas românticas e o amadurecimento; suas conquistas, frustrações e decepções. Para os mais velhos, o livro não atua somente para relembrarmos dessa fase da vida ou, para os mais novos, nos sentirmos representados como jovens, mas também age como um exercício de empatia no leitor; de conhecer outras realidades, de sair da bolha social que muitas das vezes estamos presos sem nem perceber.

No geral, minha primeira experiência de leitura de um livro do John Green foi muito satisfatória. A escrita dele é fluida, os diálogos soam bem naturais, e a visão da Hazel sobre tudo o que está acontecendo nos faz querer acompanhar a jornada da personagem, bem como a de seus amigos. Mesmo com o peso que a doença influi sobre a personagem, o livro consegue trazer uma leveza na narrativa da própria Hazel e em seus relacionamentos pessoais e amorosos.

Como pontuei anteriormente, eu já havia assistido o filme antes da leitura, então só consegui imaginar os personagens principais com os rostos dos atores do filme, o que não é minha preferência rsrs. Mas, ainda assim, foi uma leitura muito válida e proveitosa. Espero ter outra boa leitura de algo do John Green assim que possível!

Livro: A culpa é das estrelas
Escrito por: John Green
Título original: The fault in our stars
Tradução de Renata Pettengill
Editora Intrínseca
288 páginas
Lançamento em 2014
ISBN: 978-85-8057-501-9
Baixe o primeiro capítulo de A Culpa é das Estrelas
Compre A Culpa é das Estrelas na: Amazon Submarino
Avaliação:  4/5 estrelas

Você também pode gostar de

0 comentários