O que eu achei de "Antes de Dormir" do S. J. Watson

Finalmente vou fazer uma resenha aqui. HUHUL hahaha Faz um tempão que eu estava querendo abrir essa página no blogger e contar tudo, sem limites de caracteres  o que achei de determinada leitura (sorry, instagram, não é nada pessoal). E cá estou eu para compartilhar tudinho o que achei de um dos livros que comprei lá na Bienal por R$ 10,00: "Antes de Dormir" do autor S. J. Watson, publicado pela Editora Record. E então, bora conferir?



O livro conta a história de Christine, "uma mulher que acorda numa cama estranha, ao lado de um homem com uma aliança no dedo. Sua primeira reação é pensar que se envolveu com um homem casado na noite anterior. Enquanto se esforça para lembrar o que aconteceu, pensando numa provável esposa traída, ela finalmente se olha no espelho. E não reconhece o reflexo. Pelo menos vinte anos mais velha do que esperava encontrar. Então o homem lhe revela algo perturbador: todos os dias, sua memória se apaga sempre que ela dorme. O estranho, na verdade seu marido Ben, é obrigado a recontar a vida deles todas as manhãs.

Encorajada por seu médico, ela começa a escrever um diário para ajudá-la a recuperar suas lembranças. Certa manhã, ela o abre e se depara com quatro palavras assustadoras: “Não confie em Ben”. E passa a se perguntar... Que acidente a fez ficar assim? Em quem ela pode confiar? Mantendo o ritmo de suspense do início ao fim, Antes de dormir é um inteligente e instigante romance sobre memória e identidade. E sobre o quanto podemos confiar em quem está perto de nós".

Gente, eu adorei essa premissa! Me lembro que na época de lançamento desse livro, (se não me engano foi bem quando "Deslembrança", um livro jovem-adulto sobre uma garota que perde a memória quando acorda, foi publicado pela Intrínseca) e fiquei cogitando se um era parecido com o outro. Eu não li Deslembrança, mas pelo que já ouvi por aí, não tem tanto a ver com "Antes de Dormir". Tudo bem, talvez só o plot principal sobre a garota/mulher que esquece a memória. Até porque "Antes de Dormir" é um livro mais adulto, com uma abordagem mais real sobre o problema de memória, contado sob a perspectiva de uma personagem principal adulta (se não me engano ela tem mais de sessenta anos - me desculpem, não me lembro da idade exata dela).

Li por aí que muitas pessoas acharam a leitura de "Antes de Dormir" um pouco monótona e sem aquele ritmo eletrizante. Isso (provavelmente) foi porque o desenvolvimento da história é um pouco mais lento. Nós acompanhamos a vida da personagem principal, seu dia-a-dia com as constantes perdas de memórias, seus tratamentos clínicos para tentar reverter o fato, as conversas com seu médico, fatos que tem que ser redescobertos todos os dias e como, aos poucos, ela vai construindo sua memória junto ao leitor.

O autor conseguiu dosar bem as partes de relembrar determinados assuntos porque eu sinceramente fiquei bem curiosa em como ele iria fazer a coisa toda não se tornar repetitiva demais, uma vez que todos os dias ela precisa descobrir as mesmas coisas. Mas isso não aconteceu de forma repetitiva. Vez ou outra ele comentava brevemente sobre algo que já sabíamos, então nem incomoda.

O livro realmente não tem muita ação e demora um pouco para engrenar. As páginas carregam um mistério interessante, principalmente por não sabermos o que as palavras "Não confie em Ben" realmente significam. Quando eu já estava querendo muito que algo empolgante acontecesse, o livro começou a ter bem mais ação (isso um pouco mais da metade para o final) e soltou uma bomba gigantesca que me fez ficar de boca aberta. Isso mesmo. Esse livro é desse tipo. Tive que terminar a leitura de qualquer jeito, até porque, eu não ia ficar sem descobrir o que raios aconteceria com a história. Não mesmo.


Na minha opinião, esse livro vai agradar muito aquele tipo de leitor que não se importa com construção um pouco mais morosa de cenário e ambientação da história. Não é um livro chato ou cansativo por conta disso. Eu gosto bastante de thrillers e de histórias com algum tipo de suspense escondido no meio das páginas, aquela sensação de que "algo está errado, mas eu não sei o que é" que nos acompanha na decorrência da leitura. Foi bem essa a minha percepção com esse livro - e foi exatamente isso que me fez prosseguir até o final. Em nenhum momento pensei em abandonar a leitura - ainda bem! - porque o que acontece nas partes finais realmente vale muito a pena toda a construção da história. Eu não desconfiava DE JEITO NENHUM!!!1 Fiquei bem chocada! 

O livro teve uma adaptação para o cinema (que eu ainda não assisti), mas que algumas pessoas vieram me dizer que é bem diferente da história original e não tão legal assim. Quando eu assistir, conto para vocês!

Ah, e para quem curtiu bastante esse livro ou a escrita do autor, outro livro dele foi recentemente publicado pela Editora Record também! Se chama "Vida Dupla" e você pode conferir lá no SKOOB mais informações > clicando aqui <.

INFORMAÇÕES:
LIVRO: Antes de Dormir
TÍTULO ORIGINAL: Before I Go to Sleep
AUTOR: S. J. Watson
EDITORA: Editora Record
PÁGINAS: 398
AVALIAÇÃO: 4 de 5 estrelas
COMPRE (links): na Amazon, na Saraiva e na Americanas.com
"COMO DEVE SER TENTADOR PARA ELE FICAR EM SILÊNCIO, E COMO A VIDA DEVE SER DIFÍCIL PARA ELE, SABENDO QUE CARREGO COMIGO A TODO MOMENTO ESSES CACOS AFIADOS DE MEMÓRIA, EM TODA PARTE, COMO MINÚSCULAS BOMBAS, E QUE A QUALQUER INSTANTE UM DELES PODE EMERGIR E ME OBRIGAR A PASSAR PELA DOR COMO SE FOSSE PELA PRIMEIRA VEZ, LEVANDO-O A MEU REBOQUE".

Obrigada por ter conferido a resenha! Espero que tenha gostado  Aproveita e conta aí: você já leu esse livro ou "Deslembrança"? O que achou?

Resenha escrita por Daisy.

Você também pode gostar de

0 comentários