Estudo Independente, por Joelle Charbonneau

INFORMAÇÕES:
EDITORA: Única
PÁGINAS: 318 páginas
AVALIAÇÃO: 5 de 5 estrelas (Excelente)
COMPRE: Na Americanas.com, No Submarino
LEIA O PRIMEIRO CAPÍTULO: (não disponível)

O TESTE PÔS MINHA VIDA EM PERIGO. EMBORA EU AINDA NÃO TENHA LEMBRANÇAS COMPLETAS DAQUELE PERÍODO, SEI QUE ENFRENTEI O MEDO. (...) EU TERIA DE CONSEGUIR FAZER O MESMO AGORA. NO ENTANTO, ESSE MEDO É DIFERENTE.

Estudo Independente é o segundo livro da trilogia "O Teste". Você pode conferir a resenha do primeiro livro clicando aqui. Caso ainda não tenha lido o anterior, adianto que gostei do segundo livro muito mais do que o primeiro. Em "O Teste" conhecemos de uma forma mais superficial o mundo onde Cia está inserida. Já em "Estudo Independente", além de entendermos melhor o contexto da história, as cenas de ação são mais atrativas e bastante envolventes. Então sim, recomendo que você leia essa trilogia!

Dito isto, essa resenha poderá conter SPOILERS de "O Teste", então, se você não quiser saber coisas de mais sobre o primeiro livro, é melhor parar por aqui.

Após terminar a incrível leitura do primeiro livro com um final bem instigante, estava doida para conferir a sequência de O Teste. Em Estudo Independente, sabemos que Cia recuperou parte de suas memórias, o suficiente para que ela perceba que os pesadelos que anda tendo com rostos sem nomes, e pessoas morrendo, não são coisas da sua cabeça. Mesmo assim, ela está confiante de que agora que foi aprovada no Teste, vai enfim poder usufruir de sua conquista na Universidade com paz e sem mortes. Entretanto, conforme Cia vai entendendo melhor o que estar na Universidade realmente significa, ela percebe que continua sendo testada a todo tempo, assim como os outros alunos. E que eles não vão aceitar erros.

Em Estudo Independente, Cia descobre que não terá autonomia para definir o curso que seguirá na Universidade como tinha pensado. Todos os alunos deverão fazer um teste escrito enorme e cansativo que definirá para qual campo de estudos eles seguirão: se Medicina, Governo, Engenharia Biológica, Educação ou Engenharia Mecânica. Apesar de Cia estar ansiosa para Engenharia Mecânica, ela não tem certeza se o doutor Barnes e os professores acharão que aquele é o melhor curso para ela.

Além dos fantasmas nas lembranças da matança no Teste, Cia tem que sobreviver em meio ao caos dos estudos, estágio em seu campo de estudo, e ainda nos pequenos testes para saber se é a pessoa exata para aquela determinada carreira. Assim como no Teste, quem não é aprovado é redirecionado. E Cia sabe exatamente o que acontece com as pessoas que não são aprovadas em algum tipo de seleção.


Por termos uma visão mais abrangente do mundo onde Cia está e ainda não ser um livro parado ou monótono, esse acabou sendo o meu preferido da série até então. A autora conseguiu criar cenas com muita ação e repletas de tensões – daquelas que ficamos querendo muito saber o que vai acontecer depois - mesmo não tendo aquele cenário propício a ação, cheio de dinamismo como no primeiro livro. Assim como em O Teste, temos momentos repletos do medo do desconhecido e que provocam instintos de sobrevivência nos personagens. Logo, ações motivadas pelo desespero com consequências irreversíveis não faltam!

No primeiro livro sabemos sobre o relacionamento de Cia com Thomas, mas em Estudo Independente o foco não é esse. A autora deixa de lado o amor e trata sobre um assunto interessante: Cia precisa fazer aliados e tentar se manter bem, e viva. Nesse livro, aprendemos junto com a personagem que a frase que seu pai a instruiu no primeiro livro também vale para sua entrada na Universidade. Fica difícil saber em quem podemos confiar. A autora consegue surpreender e muito nessa questão! As coisas não estão tão previsíveis como no primeiro livro. Ela consegue incitar no leitor sempre o ar da dúvida. Será que essa pessoa pode ser um bom aliado? Foi um artifício bem explorado e que deu muito certo!

Para quem achou a personagem principal no primeiro livro bem boazinha, nesse está mais nítido seus valores e princípios de vida. Ela mantem seus ideais de vida preservados em relação as outras pessoas e cultiva o que desde o primeiro livro Cia deixa claro a respeito de sua personalidade, sobre ser uma pessoa correta e pensar nos outros independente das circunstâncias ou o que elas induzem a fazer.

Cia consegue algumas respostas, mas não o suficiente nessa história. A autora deixa pontas soltas que acredito serem reveladas no terceiro livro da trilogia chamado de A Formatura. O terceiro promete muita coisa e a pressão de que exista um estopim explosivo é notória.

Com uma narrativa super envolvente e cheia de reviravoltas, Estudo Independente é um livro que provoca uma leitura ágil no leitor justamente pela busca por respostas. A autora não poupa as cenas de tirar o fôlego e caminha para um desfecho de trilogia que promete muita ação! 

Você também pode gostar de

14 comentários

  1. Olá, já ouvi tantas pessoas falarem super bem dessa trilogia, mas confesso que distopias não é meu gênero favorito. Quem sabe um dia eu leia e mudo de opinião :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Kétrin! Quem sabe você acaba gostando de um com cenário distópico, mas não tão focado nisso, como por exemplo Estilhaça-me da Tahereh Mafi :) Ele é bem mais romance.

      Excluir
  2. Sua resenha só me fez querer ler essa trilogia mais ainda *-----*
    E eu nem curto muito esse tipo de livro, maas....

    Bjo

    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Já li a trilogia O Teste e curti muito Estudo Independente, foi bem legal conhecer o lado de dentro da faculdade e que tudo o que ela viveu no teste não tirou seus princípios. E meu Deus parece que a faculdade não quer ninguém nela!

    Blog: Dei um Jeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hauhauahua Verdade!!! Eu só empaquei um pouco no último livro D: Ai tomara que eu desempaque logo porque olha... Gostei muito dos primeiros livros :s

      Excluir
  4. Não conhecia esse livro, e confesso que não é meu estilo literário, gostei da resenha mas não leria...

    Daily of Books

    ResponderExcluir
  5. O segundo continua bom então? Fechou, comprei o box certo então kkk

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ainda não conhecia essa trilogia,mas confesso que depois da sua resenha fiquei com uma super vontade de começar a ler <3
    Adoro esse tipo de livro.
    Beijos
    http://nadadecontodefadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. To meio sem animo pra ler trilogias, porém essa parece muito interessante. Quem sabe eu leia..
    beijos.
    http://www.amandatelo.com/

    ResponderExcluir