Como você escolhe sua próxima leitura?

Eu tenho sérios problemas em escolher o próximo livro que vou ler... E vocês?

Escolher a próxima leitura nem sempre é algo fácil de fazer e isso pode se dar por diversos fatores. Seja por você ter muitos livros e não conseguir escolher, ou então por não estar na “vibe” de ler determinado livro, cada leitor pode encontrar a sua dificuldade seja ela qual for. E foi daí que nasceu esse post!


imagem (x)
Tenho muita dificuldade em escolher o próximo livro a ser lido. Na maioria das vezes, isso se dá ou por a leitura anterior ser tão legal que eu simplesmente não consigo encontrar livro algum que chegue “a altura do anterior”; já outras vezes sinto como se os livros não me prendessem tanto assim para eu prosseguir com a leitura. Nesse último caso, leio o início da história, paro, e depois vou pulando de livro para outro livro – o que, convenhamos, é um saco!

Já falei aqui diversas vezes que não priorizo os livros de parceria acima de qualquer coisa quando vou escolher meu próximo livro a ler, já que percebi que se sinto que estou sendo meio que “obrigada” a ler, a coisa não flui de verdade. Ou pode até fluir inicialmente, mas logo após o término da leitura, eu entro em uma espécie de ressaca literária e então instintivamente me recuso a ler qualquer outro livro por um longo tempo. Geralmente opto por escolher de acordo com “o que estou sentindo vontade de ler” e na maioria das vezes funciona. Já tentei uma TBR Jar, mas não deu muito certo – o que não deixa de ser uma opção bem bacana de você unir o útil ao agradável: ao mesmo tempo em que diminui sua lista de livros não lidos, você escolhe a próxima leitura. J

Para facilitar a minha vida no sentido de escolher a próxima leitura, separo meus livros por gênero. Então, assim que eu finalizo um livro mais denso ou de tirar o fôlego, corro para um mais leve e já sei onde encontra-lo. Ok que nem sempre as coisas funcionam assim tão facilmente e estou cheia de livros que comecei a ler e abandonei a leitura por não sentir que aquele era o momento certo para determinado livro, mas vale a intenção – de vez em quando funciona.

Contando com todos esses meios e tal, eu queria saber: como você escolhe a próxima leitura?

Você também pode gostar de

2 comentários

  1. Oi :)

    Adorei a ideia do texto e o modo como você desenvolveu-o.

    Escolho minhas leituras através de uma ordem de prioridade e também nunca coloco livros de parceria ou presentes na frente, leio o que tenho vontade. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei do seu blog! Parabéns. Escolho cf a vontade de ler, a capa/sinopse/resenhas.. na vdd vai como o espírito tá no dia, rs

    ResponderExcluir