O que estou lendo?

Oiê gente!
Não sei se lembram quando comentei brevemente aqui (x) a respeito da minha dificuldade que surgiu nos últimos dias, sobre ler livros. Pois bem, essa "ressaca literária" tem passado aos poucos. Estou conseguindo voltar a ler meus livrinhos queridos. Minha última tentativa - e que tem avançado - é um dos livros que tenho aqui há um tempinho, e que já vi muita gente comentando o quanto ele é bom. Enfim, tenho me surpreendido bastante com a narrativa da autora. O livro que estou lendo é Garotas de Vidro, da autora Laurie Halse Anderson.

Sinopse: Lia está doente e sua obsessão pela magreza a deixa cada vez mais confusa entre a realidade e a mentira. Mas ela perde totalmente o controle quando recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel. E o pior: Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer. O que começou como uma aposta entre duas amigas para ver quem ficaria mais magra tornou-se o maior pesadelo de duas adolescentes reféns de seus próprios corpos. Ao negar seu problema, Lia impões a si mesma um regime cruel em que contar calorias não é o bastante. Ao omitir seu desespero, apela ao autoflagelo numa tentativa premeditada de aliviar seus tormentos. Seus pais e sua madrasta tentam ajudá-la a qualquer custo, mas nem mesmo sua doce irmã, Emma, consegue fazer com que Lia pare de se destruir. Agora, Lia precisa encontrar um modo de lidas com todos os seus fantasmas, e a morte de Cassie é um deles Garotas de Vidro é uma história intoxicante sobre a autorrepugnância e a busca pela identidade. Neste livro. Laure Halse anderson aborda de modo realista a dolorosa condição de jovens que sofrem de transtornos alimentares e sua complicada relação com o espelho e consigo mesmos. 



Antes de tudo - ok, sei que isso está parecendo repeteco, mas não posso deixar de comentar (again) - a capa é incrivelmente linda. Apesar de levar a original - o que faz o trabalho da Novo Conceito bem mais fácil - achei super bacana de ter sido mantida, me parece que traz muito do que imagino da história. Adorei!


Bom, antes de tudo, devo salientar que estou bem no comecinho da história, não me deparei com tanta coisa assim - geralmente eu faço o "O que estou lendo" quando estou ou passei da metade da história. Mas, por que fazer agora então? Simplesmente por estar meio distante do blog e de leituras ultimamente, devido a correria do dia-a-dia e por não estar muito confortável com algumas coisas... A maioria dos livros que antes desse tinha tentado ler, larguei pouco tempo depois. Sendo assim, não li muita coisa, tenho estado bem distante do mundo literário e principalmente daqui (o que não pode acontecer!!!!!!). Então, para compensar isso, resolvi compartilhar um pouco do que está sendo minha leitura atual. Sim, eu meio que sai da bendita ressaca literária e agora as coisas estão fluindo melhor.

Acho que um dos pontos que quero salientar antes de fazer essa resenha é justamente a narrativa da autora. Eu a achei bem diferente das que costumo ler. A autora repete algumas palavras e interrompe pensamentos da personagem principal - enquanto ela narra. A narrativa diferente me lembrou bastante a de Estilhaça-me (que eu prometo que a resenha irá sair muito em breve), não por ser idêntica, mas similar. E como eu gostei do tipo que a Tahereh Mafi adotou, estou adorando a narrativa da Laurie também. Para quem não sabe, a repetição de palavras, pensamentos que se misturam com falas e palavras ditas que são riscadas, são características da narrativa presente em Estilhaça-me. 

É um livro bem intenso, cheio de assuntos delicados que precisam ser ditos. Mas Laurie sabe com maestria o que está fazendo - uma excelente narrativa com uma protagonista que acaba envolvendo o leitor em suas opiniões e pensamentos compartilhados sobre sua visão, em primeira pessoa. A dinâmica da história fez com que ela fluísse bem, até o momento. E só para avisar: pretendo fazer sorteio do livro assim que a resenha sair também!

E vocês, o que estão lendo?

Você também pode gostar de

7 comentários

  1. Eu preciso tirar esse livro da estante agora que acabou a falação sobre ele, parece ser uma grande estória mas tenho evitado coisas que estão sendo muito comentadas na blogosfera.

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir
  2. Oieeeeee

    Eu li este livro e gostei.
    A narrativa realmente é bem diferente, vale a pena.

    Bjkasssssssss

    ResponderExcluir
  3. Digamos que eu fiquei com uma depressão literária por muito tempo depois de ler esse livro. É um daqueles que toca a nossa alma e nos fazem pensar um pouco mais sobre esse padrão de beleza estabelecido no mundo de hoje.
    E com certeza a capa é linda, eu acho que é a melhor capa de livro publicado em 2012 da editora Novo Conceito.
    Beijinhos
    Segredo de um Mundo

    ResponderExcluir
  4. Attractive portion of content. I just stumbled upon your
    blog and in accession capital to assert that I get actually
    loved account your blog posts. Anyway I'll be subscribing to your feeds or even I success you get right of entry to consistently fast.
    Here is my web page ... michigan football news

    ResponderExcluir
  5. Greetings! Very helpful advice in this particular post!
    It is the little changes that make the greatest changes.
    Thanks a lot for sharing!
    Also visit my site ... perfumes originales

    ResponderExcluir
  6. Estou bem curiosa para ler esse livro, já vi várias resenhas positivas dele.
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  7. Estou lendo este livro, mas ainda estou bem no início...até agora está bem morno, espero que melhore.
    A capa é realmente muito linda:)

    ResponderExcluir