Ritmo de Leitura

Oi galerinha, faz tempo que não faço uma postagem da coluna "Nuvem de Letras", certo? Pois bem, aqui está e com um tema super interessante: ritmo de leitura; afinal, quanto tempo você leva para ler os seus livros?
Fonte: Weheartit Lizandra ( lzndraaa|tumblr)
Todo bom leitor tem em média o prazo que geralmente leva para ler um livro, podendo, obviamente, variar para mais ou para menos. Eu gosto de observar outros leitores e perguntar quanto tempo levam para finalizar uma leitura, o que se torna um assunto até bem curioso já que o ritmo de leitura varia muito e pode ser influenciado por uma série de motivos. A morosidade na leitura, por exemplo, pode ser influenciada por fatores como quando o livro é extremamente chato e a leitura daquele em especial é vista como algo torturante demais. Provavelmente você, caro leitor, que está acompanhando essa postagem já deve ter lidado com tal situação. É complicada, certo? Ou talvez quando você gosta tanto tanto taaaaanto do livro que não quer que ele termine de jeito nenhum, então vai lendo em "marcha lenta" só para ter o prazer de desfrutar da leitura.

Mas será que o ritmo de leitura é simplesmente influenciado pela qualidade da obra? Bem, falando sobre mim, o fato é: eu sou bem lerdinha para ler, ou acho que os outros são rápidos de mais para mim. Não levo um mês para terminar uma leitura, entretanto levo semanas... E não é porque o livro é chato já que, se o livro é chato, eu acabo não o lendo naquele momento. Mas o meu ritmo de leitura um pouco "lerdo" se dá porque gosto de apreciar a leitura minunciosamente, com calma, criando aos poucos empatia (ou não) com os personagens e, principalmente, para deleitar ou apreciar cada parte do livro em questão — o que faz com que eu realmente demore. Não consigo ler rápido, é como se história fosse simplesmente "engolida" por mim sem ser "mastigada" antes, entende? Já há outras pessoas que não se incomodam com tal fato, e eu tenho visto na maioria dos blogueiros e blogueiras a rápida leitura, e admiro de verdade quem consegue. Porque eu não consigo. Acho que se eu fizer assim, me esqueço da história pouquíssimo tempo depois; e eu de fato gosto de tê-la armazenada em minha mente por um longo longo longuíssimo tempo.

Acredito que o ritmo de leitura pode ser influenciado também pela avalanche de informações, novos livros, lançamentos incríveis das editoras, tempo disponível para leitura e demais fatores. Atualmente as coisas acontecem muito rapidamente. Um lançamento por uma editora hoje é sobrepujado amanhã por outro que ela mesma publica no mercado... E com essa velocidade e aumento no fluxo de informações, fica difícil, acredito que para muitas pessoas, passar séculos lendo justamente um livro. Quero dizer, as muitas opções estão aí, sua pilha de leitura está crescendo, a leitura obrigatória para o vestibular está chegando e aquela necessidade de terminar de ler algo rápido é notória. E é justamente aí que o ritmo de leitura pode avançar um pouquinho (ou muito).

Enfim.

Talvez essa postagem tenha saído até um pouco do que eu tinha em mente. Talvez não... Mas o fato é: diferentes leitores tem diferentes ritmos de leitura e eu de fato gostaria de saber: qual é o seu ritmo de leitura?

Você também pode gostar de

8 comentários

  1. Eu customo de ler de 1 a 2 livros por mês, conheço gente que le 1 por semana. Mas eu prefiro ler com calma, as vezes, se atropelarmos muito o livro acabada ficando sem sentido .-.

    Hey, o My Mundo voltou com tudo novo! Da uma passada la: http://singlejoao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Geralmente eu tenho um bom ritmo, leio de 2 a 3 livros por semana, mas ultimamente com tantas provas e o trabalho só estou conseguindo ler um por semana. Preciso melhorar o ritmo urgentemente porque a pilha de não lidos está gigante rs

    Beijos
    Tati - Coração Literário

    ResponderExcluir
  3. Leio devagar também, e por vários fatores: muitas atividades, a própria escrita, a leitura de outros textos (milhares e variadíssimos) e a apreciação. Como sou escritora também, vou mastigando minuciosamente cada capítulo, observo os erros do autor, os erros da editora, e os acertos também, claro - alguns autores são incríveis! Assim, aprendo muito. ;)

    Amei o artigo, viu? Parabéns! Já estou te seguindo. ;)

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  4. Amei a postagem
    eu leio super rápido...geralmente termino um livro de até 350 páginas em um dia, mas é aquilo, se a leitura estiver boa, caso contrário eu deixo de lado e pego no dia seguinte. Agora com a gravidez o ritmo diminuiu e muito, porque eu lia mais a tarde, e geralmente essa hora me dá um sono e eu vou dormir rs
    Eu lia cerca de 12 -14 livros por mês, mas esse mês caiu muito, estou lendo bem devagar para aproveitar a leitura mesmo.
    bjos

    ResponderExcluir
  5. OOI, muito obrigado por visitar o My Mundo na nossa grande volta! Fiquei muito feliz :)

    Tem post novo la: http://singlejoao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu leio bem rápido até, levando em consideração todas as coisas que eu faço. Como eu estou de folga, tenho lido 4 livros por semana e to adorando pegar esse ritmo todo de leitura. <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  7. Meu ritmo de leitura depende de tanta coisa! Depende do livro em si, depende do meu estado de espírito naquela semana, depende do tempo disponível de leitura que eu tenho, depende da minha leitura anterior, já que se eu acabei de terminar um livro MUITO bom, geralmente demoro um pouco mais pra dar início a uma nova leitura, meio que apreciando o gostinho que a leitura passada deixou.
    Por causa desses fatores meu ritmo de leitura varia demais de mês para mês. Tem mês que consigo ler uns 10 livros e em outros não consigo passar de 3. Ultimamente tenho lido ou muito grandes ou muito pesados no sentido da história ser muito forte, alguns thrillers ou dramas, por exemplo.
    Quando leio livros assim, minha leitura tende a diminuir o ritmo mesmo. Mas quando eu pego um livro de leitura fácil e fluida e se a história for muito boa e me prender bastante, então eu termino um livro de 400 páginas em dois dias, mais ou menos.
    De qualquer maneira eu gostaria que meu ritmo de leitura fosse um pouco mais rápido. Até porque, nós blogueiros sabemos que temos que manter um certo ritmo pra sempre termos resenhas a serem postadas. Por isso sempre fico com receio de iniciar a leitura de um livro super grande e, por isso, ficar muito tempo "presa" e acabar postando menos resenhas no blog.
    Independente dos nossos blogs ou não, acho que temos que ler sempre aqueles livro que sabemos que irão nos dar prazer, e não somente leitura obrigatória (por exemplo os livros de parceria). Claro que temos que dar prioridade a esses livros sim, mas não somente retringir nossa leitura a eles, senão acaba ficando uma obrigação e se tornando chato e monótono.

    Meu Deus! Desculpa pelo comentário enoooorme! Me empolguei aqui, haha.


    Beijão ♥
    Priscilla Duhau
    Livrificando

    ResponderExcluir
  8. Costumo ler em 2 ou 3 dias a maioria dos livros, quando não gosto tanto paro e dou uns meses para recomeçar, porque pode ser coisa do momento.
    A leitura é rápida? Muito. Acontece que mesmo assim me apego aos personagens e abandono o meu mundo para viver inteiramente no deles, choro, dou risada e meses depois continuo me recordando da história como se eu a tivesse vivenciado, seja salvando um tigre na Índia (Maldição do Tigre) ou simplesmente ocupando o lugar de uma irmã gêmea para desvendar um assassinato (Jogo da Mentira e Eu Nunca...) - Acho que isso se dá ao fato de que sempre amei ler, de tudo, de Constituição Brasileira (sim, li isso resumidamente, aos 14 anos) a Crepúsculo.
    Tenho certeza de que não sou normal, haha

    Beijos,
    Nina Furtado
    ophelia.com.br

    ResponderExcluir