Uma leitura nostálgica | Harry Potter e a Pedra Filosofal - J. K. Rowling

 

Ler Harry Potter (novamente) depois de tanto tempo foi uma experiência bem interessante.😀

Primeiro porque revistar a história trouxe uma nostalgia satisfatória. Acompanhar as descobertas que se desenrolam no livro mesmo já sabendo como as coisas vão findar, ainda assim, teve o seu brilho. Foi uma das poucas releituras que já fiz nessa minha trajetória como leitora, mas que pretendo repetir com outros livros – especialmente os que tenho algum tipo de apreço maior ou que me marcaram de alguma forma. 

Reler a história me fez ter outras percepções e são elas que pretendo contar aqui.😉

É interessante ver como a autora construiu o enredo. O livro, por ser o primeiro, traz muitas informações novas e, em alguns momentos, é, de certa forma, didático. Como tudo tem que ser explicado, há alguns parágrafos e diálogos que estão ali para que o leitor consiga se situar e absorver ao menos o básico da ideia inicial das coisas. Por se tratar de um mundo mágico, essas partes se tornam relevantes, mas, ao mesmo tempo, acho que se estivesse diluído ao longo das páginas, como diálogos, por exemplo, ficaria mais natural. Acho que quando o leitor não percebe que aquilo ali é uma explicação, mas ela é inserida de forma mais ou menos espontânea, o aproveitamento ainda fica melhor.

Seguindo ainda nessa linha de pensamento, algumas resoluções ocorrem de forma bem prática do que um desenvolvimento mais minucioso e com um trabalho maior – o que daria ainda mais emoção de acompanhar o desenrolar da trama caso houvesse uma maior dificuldade por parte dos personagens em resolver os mistérios. Porém, ao mesmo tempo, fico com aquela pulga atrás da orelha: será que, por ser um primeiro livro de uma autora (na época) desconhecida, fazer uma história mais enxuta e direta ao ponto não era o esperado por parte da editora? Vai saber.  

De qualquer forma, terminar esse livro traz um gostinho de quero mais, de que há muito mais coisa a ser explorada nesse mundo que só tivemos um pequeno e muito breve contato (e, de fato, há). Estou bem empolgada para começar a releitura do segundo e acompanhar tudo o que vem pela frente - mais uma vez!💖

INFORMAÇÕES:
Livro: Harry Potter e a Pedra Filosofal
Escrito por: J. K. Rowling
Título original: Harry Potter and the Philosopher's Stone
Tradução de Lia Wyler
Editora Rocco
208 páginas
Lançamento em 2017 (essa versão)
ISBN: 978-85-8057-501-9
Avaliação:  5/5 estrelas

Você também pode gostar de

0 comentários