Um livro divertidinho que também é pra gente grande

Comecei a leitura de “Outro Conto Sombrio dos Grimm” sem grandes expectativas. Eu sabia que o livro poderia pender mais para o infanto-juvenil, já que ele foi publicado pelo selo Galera Junior do Grupo Editorial Record. Só não imaginava que esse livrinho pudesse me encantar tanto! Até agora estou cheia de amores por ele.


SINOPSE: Juntem-se a este conto de fadas pra lá de diferente e acompanhem João e Jill pelas histórias dos Irmãos Grimm, de Hans Christian Andersen e de outras figurinhas do universo do faz de conta. E se preparem para descobrir paisagens incríveis, que podem - ou não! - ser assustadoras, sangrentas, aterrorizantes e cheias de surpresas!
xx
Assim como o outro livro do autor, “Um Conto Sombrio dos Grimm” (cujo livro AINDA não li, mas certamente lerei num futuro próximo), em “Outro Conto Sombrio dos Grimm” Adam Gidwitz faz uma releitura de histórias infantis, como “João e o Pé de Feijão”, “A Roupa Nova do Imperador”, “O Príncipe Sapo”, entre outras.

Aí você pode estar se perguntando: mas é releitura, então deve ser meio chato. ! É aí que você se engana. Esse livro se baseia nessas histórias que falei, mas é só. O desenvolvimento é super original, interessante e divertido! É aquele tipo de livro que não importa se você já conhece as histórias originais (ou não), é criança ou adulto, ou nem se interessa tanto assim pelos famosos “contos de fadas”. Você vai se divertir. Sério. Eu já conhecia algumas delas e mesmo assim o autor conseguiu me surpreender. Arrisco dizer que esse livro ficou entre um dos mais divertidos que li do começo do ano até agora. Amei, amei.

Grande parte do mérito do meu contentamento (além da história que se desenvolve da maneira mais doida – e divertida – possível) foi por conta do narrador. A história que é narrada em terceira pessoa, conta ainda com um narrador que faz intervenções cômicas em várias partes da história com sua opinião, alertas sobre quando algo terrível (ou nojento) está prestes a acontecer, e, principalmente, conversando com o leitor. Acho que isso fez toda a diferença e trouxe muita graça a leitura! É o tipo de livro que pode ser contado a uma criança e até mesmo um adulto, e divertir todo mundo.



Adorei a forma original que o autor conduziu vários acontecimentos da história e as modificações dos clássicos infantis, como o fato de o livro acompanhar João e sua prima Jill, e ainda ter um personagem chamado Maria que, nessa história, é um menino que importuna João hahha Eu sei que isso pode estar soando repetitivo, mas... gente LEIAM ESSE LIVRO! Ele é muito cômico e tão incrível! Sem contar que traz uma enorme nostalgia durante a leitura dos clássicos infantis. Mas, é claro, sem deixar de lado o tom ~~macabro~~ que o autor promete desde o início da história. Vale totalmente a leitura!

A diagramação desse livro é outra coisa que não dá pra simplesmente ignorar. A editora teve todo um capricho em deixar ilustrações super fofas antes do início de cada capítulo que remetam a acontecimentos daquela parte. Ficou uma graça! E com certeza vou mostrar um pouquinho mais lá no instagram do blog (se quiser conferir é: @nuvemdeletras).

Esse é o tipo de livro que, independente de quando ou com que idade eu vou parar pra reler, continuarei amando!  Devorei cada página ansiosa por mais! O autor conseguiu me prender na leitura que além de viciante, é encantadora (e para todas as idades). E agora fiquei doida querendo ler o primeiro livro, que ouvi por aí que consegue ser melhor do que o primeiro **quero pra ontem***. Sem dúvidas Adam Gidwitz me encantou – e muito – com sua escrita. Mais que indicado!

INFORMAÇÕES:
LIVRO: Outro Conto Sombrio dos Grimm
TÍTULO ORIGINAL: In a Glass Grimmly
AUTOR: Adam Gidwitz
EDITORA: Galera Junior
PÁGINAS: 340
AVALIAÇÃO: 5 de 5 estrelas
COMPRE (links): na Amazonna Livraria Culturanas Americanas.com
"MAS FIQUEM ATENTOS, CAROS LEITORES. POIS NÓS SAÍMOS NO ENORME MUNDO SELVAGEM À PROCURA DE MUDANÇA, ESPERANDO CRESCER, ATRÁS DE SABEDORIA. MAS SABEDORIA É ALGO DIFÍCIL DE ENCONTRAR E, QUANDO É ALCANÇADA, PODE SE PERDER MUITO FACILMENTE. ESPECIALMENTE QUANDO AS PESSOAS ESTÃO ABANDONANDO O ENORME MUNDO SELVAGEM PARA VOLTAR AO LUGAR DE ONDE UM DIA FUGIRAM."

Você também pode gostar de

5 comentários

  1. Oie!

    Eu não conhecia o livro, mas com certeza o que você desenvolveu durante a resenha não era o que eu esperava quando vi a capa e tudo mais HAHAH adoreeei, ando querendo muito uns livros desse tipo, mais leves e que nos fazem rir.
    Parabéns pela resenha, já fiquei morta de vontade de ler (Principalmente da Maria e do João hehe)

    Beijos!
    caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Eu já sou suspeita para falar de releituras dos irmãos Grimm (morro amores), somado com essa capa linda e essa resenha maravilhosa, não tem como não colocar o livro na wishlist! Adorei!
    Gislaine | Paraíso da Leitura

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro, e posso te dizer que só por ser divertido, e parecer que a estória te cativou já me senti atraída por essa leitura, principalmente por envolver com outros contos, amei a premissa do livro, achei super interessante, com certeza irei anotar essa dica.

    ResponderExcluir
  4. Oiie.
    Gostei muito da sua resenha, ela é divertida de ler e prende a gente até o final ;)
    Nossa estou muito empolgada com esse livro, já fui correndo colocar nos desejados do Skoob, enquanto você contava sobre a narrativa, o que vinha na minha mente era "a narrativa do Desventuras em Série" eu gosto muiiiito dessa série primeiro porque é muito divertido o narrador ter um contato especial com a gente e as vezes até quebrar a quarta parede, então estou animadíssima ;)
    Não sou fã de forma nenhuma de terror, então nunca li os irmãos Grimm por puro medo, mas agora que li sua resenha estou mais tranquila em relação a isso ;)
    Eu sempre gostei muito de contos de fadas e tbm tinha esse receio de adaptações ou algo baseado neles, mas depois que comecei a assistir OUAT fiquei muito mais aberta a isso, e desde então só me surpreendo positivamente com essas adaptações, as vezes são melhores que os originais kkkk.
    Obrigado por apresentar esse livro lindinho ;)
    Bjoes

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Eu nunca tinha ouvido falar desse livro e provavelmente nunca teria ouvido mesmo, por ser mais infanto-juvenil etc e fora do tipo de lançamento que costumo acompanhar. Mas to 100% encantada com a história, sério. Quero ler pra ontem. Adaptação de clássicos é uma coisa que nunca me cansa <3

    Abraços purpurinados,
    Elisa.
    The Fat Unicorn

    ResponderExcluir