Olho por Olho, por Jenny Han e Siobhan Vivian

INFORMAÇÕES:
EDITORA: Novo Conceito
PÁGINAS: 318 páginas
AVALIAÇÃO: 5 de 5 estrelas
COMPRE: Livraria da Travessa, Americanas.com
BAIXE O PRIMEIRO CAPÍTULO: (clique aqui)

"NINGUÉM PODE JAMAIS SABER O QUE VAMOS FAZER. O QUE FIZERMOS JUNTAS VIVERÁ E MORRERÁ CONOSCO".

Olho por Olho é o primeiro livro de uma trilogia, escrito pelas autoras Jenny Han e Siobhan Vivian. Aqui no Brasil os dois primeiros livros da trilogia já foram lançados pela Editora Novo Conceito. Apesar de o terceiro já ter sido lançado lá fora com o título de Ashes to Ashes, ainda não tem previsão de chegada aqui no Brasil, infelizmente.

Você já quis se vingar de alguém que lhe fez algum mal na vida? Lilia, Kat e Mary sim. Elas não são amigas. Pra falar a verdade, elas nem conversam entre si e, aparentemente, a única coisa que têm em comum é que moram na Ilha Jar e estudam na mesma escola - a única da ilha. Porém, cada uma teve um acontecimento marcante em sua vida e deseja vingança, acima de tudo.

Lilia tem uma vida aparentemente perfeita e invejada por muitos, mas quer se vingar de um cara que se envolveu com sua irmã mais nova, Nadia. Mary sofreu bullyng no colégio por tanto tempo que, após uma atitude desesperadora, ela decide sair da Ilha Jar e se mudar com a família para outro lugar. Quando retorna, a única coisa que ela quer é colocar um ponto final fazendo com que o garoto que fez tanto mal veja o quanto ela está muito melhor agora. Kat foi descartada por sua melhor amiga e passou de "amada" para "odiada" em pouco tempo, sofrendo por humilhações na escola.

Em um dia, as três acabam se juntando e resolvem bolar às escondidas um plano de vingança contra as pessoas que mais as magoaram na vida. Toda ação tem uma reação, então é claro que haverá consequências.



Eu já havia lido esse livro faz muito tempo, mas resolvi relê-lo para que pudesse me lembrar de detalhes importantes que possivelmente teriam se perdido com o tempo. Estou com um projeto de desempacar os livros que tenho a continuação aqui, mas os deixo encalhados na estante (mas esse é assunto para outro post!). Apesar de já saber sobre o que a história se tratava, ainda assim foi uma leitura prazerosa acompanhar a trajetória das três personagens principais.

Além do tema principal da trama, vingança, esse livro aborda também as inseguranças que muitas pessoas tem na adolescência, além de trazer temas importantes de serem ditos como suicídio, bullying, bebida alcoólica, inveja, perdasdilemas do ensino médio e as consequências das coisas que fazemos.

É fácil se identificar com algum dos acontecimentos que as meninas passaram/passam na história. A verdade é que passar pelo Ensino Médio não é nada fácil na maioria das vezes, principalmente por ser uma fase repleta de mudanças e descobertas na vida de todo adolescente/jovem. "Olho por Olho" é um livro jovem adulto, então as tramas e desenrolar da história são focados nessa época da vida. Não espere uma história super intensa, repleta de dramas, apesar de ter temas importantes. As autoras abordam esses assuntos com sutilidade, e focam em outros pontos da história.

A narrativa do livro é feita em primeira pessoa em capítulos alternados. Não me lembro de já ter lido livros que com três personagens principais narrando os acontecimentos das suas vidas, e até tinha ficado um pouco receosa quanto a isso no começo. Veja bem, é fácil o autor se perder nisso, portanto é necessário trabalhar muito bem a caracterização dos personagens para que o leitor saiba quem está falando aquilo e não se confunda em momento algum.

Em "Olho por Olho" as autoras conseguiram criar personalidades tão únicas e distintas uma das outras que no final das contas, até preferi que o livro foi narrado dessa forma. Além de conseguirmos entrar na mente da personagem e sabermos o que ela está pensando a respeito das coisas ao seu redor, também podemos compreender melhor o passado delas.

O desenvolvimento da história flui bastante. Não é tão direto ao ponto, mas também não é cheio de enrolações. Digamos que foi escrito na medida adequada. Nesse primeiro livro, as relações pessoais das personagens principais com as pessoas ao redor delas é explorado parcialmente. Como estou lendo o segundo livro, posso dizer que esse ponto é muito melhor abordado no segundo livro. O primeiro se desenvolve mais voltado a vingança em si e as consequências desses atos.

Jenny Han e Siobhan Vivian criaram personagens com tanta personalidade que eles não mudam de opinião com facilidade para cumprir um ritmo da história, por exemplo. Não é como se estivessem seguindo um roteiro para que o óbvio acontecesse. Isso é muito legal porque as coisas não sucedem como mágica. Pelo contrário, nós conseguimos imaginar como eles vão reagir a determinados acontecimentos, e mesmo que queiramos que eles reajam de outra forma por pura vontade satisfatória nossa, isso não acontece de maneira nenhuma.

A única coisa que mais me incomodou na história foi certo elemento "sobrenatural" que as autoras colocam nesse primeiro livro. Não é tão desenvolvido a princípio, mas me incomodou. Acho que o medo de que isso estrague tudo de bom que tem na história acaba me deixando um pouco receosa. De qualquer forma, ainda não estou certa se gosto ou não disso, mas com certeza há um motivo para que elas tenham inserido isso na história.

O livro é escrito por duas autoras, então pode ser que você pense que vai sentir uma "quebra de ritmo" ou algo do tipo quando é alternado de uma a outra. Honestamente, não consegui sentir isso em nenhum momento. A escrita delas se funde e faz com que a história seja desenvolvida de uma forma extremamente agradável.

Sem dúvidas, quem gosta de um livro jovem adulto com personagens convincentes e uma trama bem bolada, vai adorar essa história! Tem suspense e ação, um pouquinho de romance e muitas emoções! O final dele pede a continuação para ontem!

Você também pode gostar de

8 comentários

  1. Já esbarrei com esse livro nas livrarias. Eu gosto de histórias mais leves, mas um suspense não muito forte é bem-vindo também. ;-) Realmente, passar pelo ensino médio não é nada fácil. Imagino mais ou menos o que as personagens sofreram. Na vida real, acho que sede de vingança não é a melhor opção. Mas numa leitura, dá aquele toque a mais, né? rsrsrs! Enfim, dica anotada!

    Beijos,
    Carol
    www.pequenajornalista.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oii! Sempre que vejo esse livro fico querendo comprar!! Parece muito bom!
    Sua resenha ficou ótima!!
    Beijos!
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Vi apenas uma vez esse livro - em algum site - e não tinha despertado interesse algum em ler esse livro, mais depois dessa super resenha eu tenho que comprar! :D
    Blog lindo, conteúdo ótimo! Seguindo aqui.

    Um abraço
    Um sujeito qualquer
    http://umsujeitoqualquer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. "Ashes to Ashes" é um dos livros que o povo fica gritando para a NC publicar né? Esse é um tipo de livro que eu leio raramente, mas esse lado sobrenatural me desanimou bastante.

    Blog: Dei um Jeito

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler esse livro, já me interessei por ele a um tempo, e sua resenha me fez vontade de ler !
    Beijos !!
    http://focadasnoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Esses dias vi ele na Americanas por 10 reais, não comprei e agora que li sua resenha me arrependi. Parece um a ótima leitura!
    beijos.
    http://amandatelo.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Daisy,
    Tenho os dois por aqui e até separei esse para começar a leitura..mas empaquei.
    Ainda quero dar chance, sua resenha me deu vontade de voltar a ler.

    A nem fala em livros empacados na estante, essa semana doei uns que não pretendia reler, dá um aperto no coração, mas os novos querem espaço haha

    bjs e tenha um ótimo final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  8. Quando li esse livro fiquei completamente apaixonada, eu nem desconfiei dos mistérios que rolam durante a estória, imaginei milhões de coisas menos o que aconteceu. Depois de terminar de ler esse livro e a continuação fiquei querendo a continuação, espero que um dia alguma editora queira lançar o ultimo livro da trilogia, e hoje sou completamente fan dessas duas autoras.

    ResponderExcluir