O Teste, por Joelle Charbonneau

INFORMAÇÕES:
EDITORA: Única
PÁGINAS: 318 páginas
AVALIAÇÃO: 5 de 5 estrelas (Excelente)
COMPRE: Na Americanas.com, No Submarino
BAIXE O PRIMEIRO CAPÍTULO: clique aqui

(...) DESISTIR É A ÚLTIMA COISA QUE EU FARIA. NÃO DEPOIS DE TUDO O QUE TESTEMUNHAMOS E AS COISAS QUE FOMOS FORÇADOS A FAZER. DESISTIR SERIA COMO ADMITIR QUE NADA IMPORTOU.

Esse livro faz parte da trilogia escrita por Joelle Charbonneau, composta por: O Teste, Estudo Independente e A Formatura. Aqui no Brasil os livros são publicados pela editora Única e, para nossa alegria, todos já foram lançados, então não tem aquela agonia de ter que esperar o lançamento da continuação.

Estava ansiosa para ler o livro por ser uma distopia com uma premissa bem interessante. Ao mesmo tempo, também receosa de que fosse encontrar algo comumente visto por aí. Posso adiantar que simplesmente me apaixonei por essa história e estou ansiosa em saber o que irei encontrar nos próximos volumes.

Em “O Teste” acompanhamos a vida de Malencia Vale. Ela vive na Colônia Cinco Lagos, uma das dezoito existentes que tentam se reconstruir após a grande Guerra que assolou o mundo e destruiu quase tudo o que tinha vida. Cia está prestes a passar por uma etapa realmente importante da sua vida: o término do ensino médio e a possibilidade de ser chamada para O Teste.

Todos sabem quão honroso é ser convocado para o Teste. Durante toda sua vida acadêmica, os jovens são avaliados pela Comunidade das Nações Unificadas com o intuito de julgarem quais serão bons o bastante para talvez passarem no teste e serem futuros líderes mundiais, auxiliando então na reconstrução do mundo pós-Guerra. O pai de Malencia já passou pelo processo, porém muito pouco é dito sobre isso por ele e, da mesma forma, por qualquer um que tenha sido aprovado anteriormente no processo.

Quando Cia é selecionada para participar do Teste, seu pai se mostra um tanto quanto preocupado. Sem grandes recordações do que aconteceu em seu processo de seleção e convivendo apenas com flashes do que fora algo terrivelmente perigoso, a única certeza de que tem é que Malencia não deveria ter sido escolhida. Impedido de intervir no processo, seu pai a deixa ir com alguns lembretes. O principal é de que ela não deve confiar em ninguém.

A princípio não temos noção alguma do que Cia irá encontrar no processo e o que realmente é esse Teste. Acho que aqui vale ressaltar que o início do processo foge totalmente do que vemos por aí. Eu mesma achei que pela proposta seria maçante e sem ação as primeiras etapas do teste, porém estava enganada! A autora conseguiu trazer em momentos que naturalmente poderiam ser mais parados, muita ação, suspense e mortes. Sem dúvidas, todo o processo de seleção, desde o início, é extremamente frio e complexo. E um erro, por mais insignificante que possa parecer, é imperdoável.

Foi realmente importante a visão da história ser em primeira pessoa. Conseguimos sentir a tensão durante toda a leitura, sempre em dúvida de quem realmente a personagem principal deve ou não confiar. Acabamos desconfiando de todos e nos colocando na situação de Cia, onde os instintos devem estar alerta o tempo todo, e alguém próximo pode não ser quem realmente pensamos ser.

Sobre a personagem principal, me identifiquei muito com ela haha Acho que a essência que ela traz, os princípios de vida são mostrados em cada pensamento e ação que ela tem. E por mais que às vezes queiramos apenas sacudi-la e fazer ver que nem todas as pessoas são boas ou confiáveis, sua inteligência e bom coração fizeram de Malencia uma personagem incrível. Sua evolução como pessoa e percepção do mundo e armadilhas a sua volta são notáveis.

Os cenários da história são descritos sem serem detalhistas demais. A autora nos passa a visão de toda a ambientação dos locais do Teste de tal forma que conseguimos nos sentir lá, vivenciar os acontecimentos e enxergar os destroços de um mundo devastado pela mão do homem.

A história é incrível, original e vale muito a leitura! As capas são sensacionais e a leitura transcorre muito bem.

Com a maçante quantidade de distopias lançadas por aí, é comum ver a dúvida de algumas pessoas quanto a qualidade e originalidade de um novo livro do gênero. Acredito que, no final das contas, O Teste traz um pouco do que todo mundo gosta em livros nesse estilo: tem suspense, ação, aventura e um pouco de romance, narrados de uma forma envolvente e gostosa. Porém sem ser cópia disso ou aquilo. É incrível tanto quanto outros sucessos do gênero por aí.

A Paramount comprou os direitos da adaptação da história para as telinhas do cinema. Então aguardem novidades incríveis por aí. O Teste tem tudo para ser um filme de sucesso, já que quanto ao livro, não deixa a desejar!

Você também pode gostar de

21 comentários

  1. Adoro distopias, essa na verdade me lembrou Divergente, o que é uma coisa boa já que amo a estória.
    Já tinha visto outras resenhas desse livro e já estava interessada nele.
    Está com certeza na minha lista de desejados!
    Tomara que o filme não demore muito a sair, a Paramount é uma das minhas favoritas pra esse tipo de adaptação.

    Beijos, estou seguindo, O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado que ainda não tinha assistido Divergente e quando assisti, também relacionei algumas coisas com esse livro! Acabei relacionando Divergente também ao Doador de Memórias hahaha De qualquer forma tomara que o filme saia logo e que seja muito bom! Tô adorando essa onda de distopias ;D

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?

    Tá ai um livro que eu quero ler. Eu comecei a amar distopias, então tenho certeza que eu vou amar esse. Quero ler depois de finalizar as minhas leituras atuais, e então irei comprar no Submarino que sempre faz promoção (♥) por que eu só vivo de promoção :p

    Beijos, Ana K | http://universoaoquadrado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA Também adoro promoções! Compre sim, tomara que goste também ;D

      Excluir
  3. Ooiii, tudo bem? rsrsrs
    amei seu blog, ele é bem legal,
    em primeiro lugar eu queria muito poder er esse livro. kkk, tem uma capa maravilhosa e uma historia melhor ainda, kkkk, mas pelo visto vai ser dificio ler esse livro

    Passa no Blog - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero conseguir um sorteio dele aqui no blog! Ia ser bem legal, quem sabe :)

      Excluir
  4. Oieee, quando eu comecei a ler sua opinião e vi que era uma distopia eu dei uma desanimada :( Eu confesso que andava correndo de distopias mas uau, você me fez ficar interessada em uma. Sem falar que agora estou morrendo de curiosidade para saber como é que funciona o "teste". Vou colocar na minha lista de futuras leituras.

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
  5. Oie Daisy
    eu li O teste, e fiquei bem em cima do muro. Primeiro porque achei a história um pouco lenta, e não me convenci com o romance. Ainda assim, pretendo ler o restante da trilogia
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ler o próximo livro em breve. Espero altas emoções!!!! :D

      Excluir
    2. Ahhhh Jacque, acho que a parte que tem um ritmo mais lento é a da última fase do teste, não é? Senti um pouco isso, mas mesmo assim pretendo continuar ;D

      Excluir
  6. Oooi,

    Eu tenho um pouco de dificuldade em relação a distopias sabe? Acabo demorando um pouco a me ambientar com a história, desde que vi a resenha dessa obra, eu comecei a me interessar. Fico muito feliz em saber que a história foi tão envolvente e boa de se ler e que a personagem evoluiu. espero que a adaptação faça jus ao livro ;)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara Ana! Que seja excelente e muito bem feita a adaptação!
      Uma distopia que é um pouco mais ligada no romance, mas é bem interessante é a trilogia Estilhaça-me. Tem resenha aqui no blog e caso se interesse, talvez seja uma boa indicação a você :D

      Excluir
  7. Como eu ainda não conhecia esse livro? Já tinha visto na livraria mas não sabia sobre o que se tratava e como eu sou apaixonada por distopias já estou louca para ler. Ainda mais quando tem bastante ação e mistérios.
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
  8. Acho distopias um estilo bem legal! Não conhecia essa trilogia, mas fiquei bem interessada.
    beijos.
    http://lugaaraosol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que goste da trilogia, e que eu dos próximos livros ;)

      Excluir
  9. Olha a Agatha, uma das minhas colaboradoras do blog terminou de ler o livro hoje e gostou bastante. Estou curiosa também para ler a resenha dela, porque eu tenho o livro em minha estante já tem um bom tempo, mas eu nunca tive a chance de ler por conta da quantidade de livros que ainda tenho que ler sabe? Mas tipo, eu lendo sua resenha acabei ficando bastante interessada e curiosa ao mesmo tempo, porque o livro me parece ser bastante envolvente. Espero ler assim que possivel. Adorei a maneira como você se expressou sobre o livro. Parabéns =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/dia-de-quote-2.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada <3 Que bom que gostou! Tomara que goste do livro, que seja uma excelente e memorável leitura ;)

      Excluir