Dicas de como organizar sua estante de livros

by - março 30, 2014

Como eu disse algum tempo atrás, pensei em reorganizar a minha estante de livros. Ok, isso só acontece quando eu realmente estou inspirada para fazer isso. Porque venhamos e convenhamos, quando você tira todos aqueles livros da sua estante e olha para a bagunça ao seu redor, das duas uma: ou você se enche de coragem, bate no peito e diz: agora vai, ou o que é mais provável, você sente vontade de fugir para as colinas ou pensa “por que, ó vida, eu decidi tirar todos esses livros do lugar? Olha só essa bagunça que vou ter que arrumar! Preguiça eterna” e corre para a internet fazer alguma coisa.

Pois bem, em um desses dias inspiradores, eu decidi que iria tomar coragem e arrumar tudinho, afinal, eu precisava de espaço. Então fiquei em um daqueles dilemas da vida: como eu arrumo minha estante?



(x)
Já vi canais do youtube e gente que arruma a estante de diversas formas. Então resolvi dar algumas dicas de como você pode arrumar a sua. Não é nada de tão novo assim ou de tão inovador, mas eu acho interessante compartilhar com você, caro leitor, caso um dia passe por isso ou esteja passando por algo similar. Vê só então:

Por Editoras:
Acho legal fazer isso quando se tem um leque grande de editoras na estante. O legal é que as séries ficam juntinhas e se você tem preferência por livros de determinada editora, se acha com maior facilidade.



Por Cor:
Fala sério que por cor fica lindo demais!! Já assisti no youtube vlogueiras que tem um monte de livros e os arrumam dessa forma. Esteticamente ficam lindos, mas o ruim, é claro, é separar os livros de uma série – já que normalmente eles não seguem a mesma cor de capa/lombada. Então ou você tem que ter uma memória incrível para lembrar qual a cor da capa do segundo livro da trilogia que você estava lendo e que agora quer prosseguir com a leitura, ou você preza pela bela estante e nem liga para o que isso possa significar.

Por Série/Trilogia etc etc:
Eu que não tenho muitas séries nem considero essa opção, mas é bacana você fazer isso porque consegue se achar melhor quando quer ler uma determinada série, trilogia... Para mim funcionaria como um lembrete de que ainda não a terminei. E então os livros únicos, que não fazem parte de série nenhuma, dá pra deixar todos juntinhos.

Aleatórios/ "Me encontro na minha bagunça":
A ordem que você quiser que pode até não fazer muito sentido na cabeça das pessoas, mas na sua faz. Ou não.
É algo como: uma coisa puxa a outra.

E tcham-tcham-tcham-tcham a minha querida opção atual que é: Por gênero
Acredito que foi a forma mais bacana que encontrei até o momento porque como eu sigo meio que o meu “momento” de ler algum livro e não algo como “esse é de parceira, então passa na frente de todos os outros”, quando quero ler algo mais triste, já sei onde encontrar. Ou então um livro repleto de aventuras, ou uma distopia, talvez. Tudo ficou mais fácil e simples para mim HEHE Visualmente fica legal (confere), as séries estão juntas (confere), os livros únicos estão em seus respectivos lugares “onde deveriam estar” (confere) e eu me encontro nisso tudo (confere).

E você, diz aí querido leitor, como organiza sua estante?

Você também vai gostar

5 comentários

  1. Minha estante sempre começa de um jeito certinho, mas com o passar dos dias acaba ficando do modo aleatório, cada livro misturado com outro, principalmente quando eu começo a ler um e acho ele chato e então eu vou para outro... acabo deixando ele jogado encima dos outros e então vira uma bagunça que eu me acho nela huuhehuehueuhuehu

    Felicia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah o layout ficou fofo, fica melhor para ver o que tem de novo de resenha ;)

      Excluir
    2. A minha quando me dá inspiração pra arrumar, eu deixo ela certinha também... Mas faço isso de tempos em tempos porque tbm tenho mania (lê-se preguiça de guardar) de deixar alguns espalhados... Principalmente quando estou com pressa HEHE
      O layout ficou prático e fofo também, obrigada :D

      Excluir
  2. Tenho apenas 40 livros não tem muito o que arrumar. Mas as dicas são boas, arrumar por editora, e tal. Achei muito diva a sua estante. Parabéns. :)

    caminhandoemmarte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi :)

    Eu organizo meus livros por ordem alfabética de autor. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir