O Livro do Amanhã, Cecelia Ahern

INFORMAÇÕES:
QUANTIDADE DE PÁGINAS: 368
EDITORA: Novo Conceito
COMPRE: Submarino, Saraiva

A Vez da Minha Vida conta a história de Tamara Goodwin, uma garota que sempre teve uma vida regalada. Ela tinha as amigas “perfeitas”, muito dinheiro, uma casa luxuosa e estudava no melhor colégio. Mimada, sempre conseguia tudo o que queria dos pais e, em troca, lhes concedia birras e desprezo. Porém um dia o imprevisto acontece. Tamara encontra o pai em seu escritório, caído no chão, morto. Além da dor que destrói o castelo de vida perfeita que desfrutava, Tamara e sua mãe descobrem que estão falidas e que o motivo de ele ter tirado sua própria vida fora justamente esse: eles haviam perdido tudo.

Em busca de uma escapatória, ainda abaladas com tudo o que acontecera, Tamara e sua mãe se deslocam para um verdadeiro fim-de-mundo, um vilarejo no interior, no meio do nada. Elas acabam residindo na casa de seu tio, irmão de sua mãe, Arthur e de sua esposa, Rosaleen.

Além de o lugar ser o tédio completo para Tamara, não há nada de tão interessante para se fazer. Sem suas amigas e o dinheiro que costumava ter, sua vida se torna entediante. Como escapatória, acaba explorando as redondezas do vilarejo, onde há um castelo em ruínas e alguns moradores peculiares por ali, como a freira Irmã Ignatius, e a Biblioteca Itinerante da cidade com o garoto que trabalha nela. E é nessa biblioteca que estranhamente encontra um livro – mais parecido com um diário – onde acaba descobrindo uma proeza: com sua própria caligrafia, Tamara vê os acontecimentos do dia seguinte estampados na página, tudo revelado a ela. Ela então se vê no impasse de saber o que o amanhã lhe reserva e mudar ou não mudar o futuro.

Em paralelo com isso, temos outros acontecimentos muito bem abordados pela autora. Os tios com seus jeitos misteriosos demais e esquisitos; a mãe e o resultado que a tragédia lhe afeta em seu dia-a-dia onde nada mais lhe parece ter sentido passando a maior parte do dia deitada, dormindo, não respondendo aos apelos da filha para superar o que ocorrera; os moradores da redondeza unidos ao castelo em ruínas e seu passado sinistro.

O Livro do Amanhã não é mais um livro, ou algo entediante. Não tinha lido nada da Cecelia até então, apesar de ter assistido o filme P.S. Eu te Amo, e ouvir muita gente falar bem da autora e de sua escrita. Esse livro não é apenas sobre Tamara, suas malcriações, superar o passado e saber o que o amanhã te reserva. Não é isso mesmo! Cecelia conseguiu criar uma história que vai além disso. É um livro sobre segredos e passado, mesclado com um suspense crescente nas páginas do livro. E quando você menos espera e acha que a autora já te revelou o que tinha que revelar, e que a história caminha para o final e bla bla bla, Cecelia Ahern solta uma bomba que faz com que tudo fique de pernas para o ar. A história toma um novo rumo, o suspense fica gritante e simplesmente se torna impossível parar de ler até chegar ao ponto final da história.

Cecelia não deixa pontas soltas na história, ela consegue encaixar cada peça em seu devido lugar, fazendo com que absolutamente tudo tenha um sentido, uma resposta, um por quê. Eu adorei o jeito como a autora foi levando a história. Ela faz com que o livro mágico, digamos assim, não se torne o ponto central. Há muita coisa acontecendo no vilarejo para que o livro se limite a isso.

Tamara certamente é uma personagem decidida em sua personalidade. Ela é mimada no início, não tem papas na língua, fala o que quer e pensa, fere as pessoas com palavras – e parece gostar disso – além de seus comentários peculiares sobre as outras pessoas que são divertidíssimos. Pode-se dizer que a personagem até amadurece com o passar da leitura, mas não perde sua essência, seu jeito, quem ela verdadeiramente é. Tamara não é o tipo de personagem como a Darcy, de Presentes da Vida (x) ou Marian, de Laços Inseparáveis (x); onde vemos uma nítida mudança nelas como decorrência dos acontecimentos que lhe acometem na vida. Na verdade, a personagem principal de O Livro do Amanhã é menos mutável, digamos assim, o que não achei ruim. Ela sabe quem ela é e suas atitudes não mudam, ela aprende com seus erros e segue em frente. Simples assim.

Certamente é um livro que INDICO! Se você está a fim de uma história surpreendente (essa é a palavra), O Livro do Amanhã se enquadra certinho para você. Tem uma leve pitada de romance, rebeldia, muita comédia e muito suspense – mas sem ser um livro de terror, é claro. Se você está procurando um livro completamente diferente, que não seja aquele tipo que “segue uma pauta” e quando chega na metade, já consegue deduzir o que o final lhe reserva, O Livro do Amanhã será uma leitura perfeita.
(Excelente)


Na avaliação, leva, sem dúvidas, nota máxima: cinco estrelas e se torna um dos meus favoritinhos.

Booktrailer:

Você também pode gostar de

8 comentários

  1. Oi, tudo bom?
    Já vi algumas resenhas sobre esse livro mas nenhuma foi tão completa quanto a sua. Me deixou com muta vontade de lê-lo, parabéns!
    Tem post novo e promoção de um Kindle! Vai perder?
    Beijos
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  2. Eu já li Ps. eu te amo da Cecelia Ahern e não gostei muito. Preferi o filme do que o livro mas tenho vontade de ler outros livros da autora para saver se eu gosto ou não da escrita dela. Acho essa capa muito bonita e a história também parece ser bem interessante. Só vi resenhas positivas do livro, então acho que vou gostar. O livro está na minha wishlist e eu pretendo comprar em breve. Estou animada para ler! hihi :)

    Bjs!
    http://prateleiracolorida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não li PS Eu te Amo :( mas pretendo mudar isso em breve rsrs

      Excluir
  3. Talita do Nascimento24 de junho de 2013 às 22:05

    Que resenha linda, adorei

    ResponderExcluir
  4. eu sou uma das que amou ler o livro "P.S. Eu Te Amo" da autora, e estou louca para ler este livro também.
    Já li várias resenhas e nenhuma me convenceu mais ainda para ler este livro. Eu adorei a sua resenha, no ponto certo.

    Bjkas
    Marina :)
    Blog Leituras e Afins
    http://afinsdaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu já li esse livro, gostei bastante da história, mas esperava mais. No entanto, é interessante pra quem esquece que é a autora de PS. Eu te amo e lê o livro de forma mais despretensiosa. É uma leitura gostosa, embora em alguns momentos é um pouco maçante.

    http://umadosemaisforte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir