A Arte de Administrar seu Tempo

Sim, é possível considerar o fato de uma pessoa administrar seu tempo como uma verdadeira arte. E sim, eu tive que aprender muito com isso...







Hoje resolvi fugir um pouco sobre a proposta dessa coluna que até então teve um caráter mais literário. Resolvi inserir um assunto bem interessante aqui e gostaria de saber o que acham, se gostam, etc...

Quem nunca se enrolou com um monte de afazeres e acabou desejando que, ao menos daquela vez, o dia tivesse 25 ou 26 horas? O fato é de que isso acontece quase todo o tempo com todo mundo! Seja você uma pessoa muito organizada com tudo ou não. Afinal, as coisas podem fugir do nosso controle, de vez em quando. 

O que fazer quando você tem livros para ler, resenhas para escrever, trabalhos da escola/faculdade para começar, estudar, fazer aquela postagem bacana em seu tumblr/blog, reorganizar seus livros na estante, mandar aquele e-mail super importante, arrumar o guarda-roupa, e uma infinidade de outras coisas sendo que você só tem um dia ou metade de um para terminar? Eu já passei por isso diversas vezes e de vez em quando, se perco o controle das coisas, uma ou outra atividade acaba ficando por fazer. E então, como se organizar?

Ultimamente tenho sido adepta às planilhas no Excel - é o modo simples e fácil de eu inserir todas as informações que preciso e então ter uma visão sistemática de tudo o que preciso fazer. Quando não estou muito afim de distrações (aquelas que a gente sempre encontra na internet), resolvo anotar tudo o que eu tenho para fazer naquele dia/semana/mês em uma agenda, ou em um pedaço de papel.  Mas é claro que nem sempre isso funciona, porque a gente não tem o controle de tudo na vida, às vezes um imprevisto muda tudo e, bem, talvez nessa hora você não esteja preparada para isso. 

Há dias que a gente acorda e pensa: "Tenho uma infinidade de coisas para fazer, mas não vai dar tempo de eu terminar!", ou então "Não tenho tempo para isso, preciso fazer um monte de coisas e nem sei por onde começar"... Bem, uma dica é: pegue um pedaço de papel, anote tudo o que você tem para fazer e marque a ordem de prioridade das coisas que você tem para resolver. O bom é não deixar de fazer a próxima tarefa, enquanto não se termina a anterior: só ir adiante quando a anterior foi finalizada (e não vale trapacear e nem ceder às distrações da internet, do cachorro que quer atenção, do gatinho que quer que você passe a mão em seus pelos...). O negócio é ter foco e saber onde quer chegar. Afinal, se você não sabe onde quer chegar, como chegará a algum lugar?

Às vezes temos falas como as citadas no parágrafo anterior e nem sabemos de fato o que temos para fazer. A nossa mente nos faz pensar que há uma porção de coisas que necessitam serem feitas, mas quando são transpassadas para o papel, acabamos percebendo que... Bem... Não são tantas coisas assim, vai. O negócio é ter organização.

Sei que foi um assunto meio aleatório, mas que acho super importante para ser aplicado tanto se você é um blogueiro(a) e quer tentar manter as coisas em ordem em seu blog, quanto se você quer deixar as coisas em seu devido lugar, em sua vida pessoal ou de estudante.

E vocês, como conseguem se organizar?

obs: para conferir mais postagens aleatórias como essa, clique aqui. Aproveitem para comentar se gostam de postagens nesse estilo, elas podem ter mais frequência aqui.

Você também pode gostar de

2 comentários

  1. Adorei a postagem, Daisy!
    Acho que foco e organização são mesmo a chave de tudo!
    Sou super adepta às planilhas do excel, pelo menos pra manter o blog em dia. Há mais de um ano eu mantenho meu calendário de postagens e assim consigo manter minhas atualizações.
    O mais difícil pra mim, creio, é o foco. É muito fácil a gente se distrair. Agora mesmo: eu deveria estar terminando uma revisão, mas resolvi dar uma passadinha nos blogs amigos, sem contar as minhas checadas ocasionais no twitter e facebook. Mas faz parte ;)
    Minha passagem aqui foi super útil e bem aproveitada :D
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a postagem e o tema. Sua reflexão foi bem profunda e certeira. Isso acontece com todos nós. Não sou adepta de planilhas do excel, mas é um coisa que quero tentar. Uso diariamente anotações em caderneta e agenda e amo. Me é mto útil. Amei de verdade o post. mto útil.Bjs
    http://radarmexeriqueiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir