Resenha: Os Elefantes Não Esquecem - Agatha Christie

Nunca havia lido algum livro da Agatha Christie por completo, mas tinha uma pequena curiosidade. A autora - e seus livros - são muito conhecidos e sempre indicados a quem gosta do gênero explorado em suas obras, e eu recusava iniciar uma leitura - ou passava para trás - justamente por meu gosto não se enquadrar muito com o gênero escrito. Minhas experiências com Agatha Christie foram poucas, duas se não me esqueço. A primeira não deu muito certo, larguei o livro rapidamente e o troquei por outro (nem me recordo o nome); a segunda, novamente minha mãe que me presenteou com outro livro, esse, Os Elefantes Não Esquecem, e acabei passando na frente dos outros porque aquela pergunta permeava em minha cabeça: "Por que não?" Resolvi arriscar.
Em Os Elefantes Não Esquecem, Agatha Christie cria um novo mistério a ser desvendado por Hercule Poirot - o homem conhecido por solucionar os casos mais complicados, distintos, estranhos e que até mesmo a polícia ou o órgão competente não conseguiu resolver. E adivinhem? O caso ocorrido foi dado com uma suposta "solução" e arquivado pela polícia sem terem conseguido de fato a resolução verdadeira. Hercule Poirot não estará sozinho para desvendar o caso, ele contará com a Sra. Ariadne Oliver, uma grande amiga, escritora de ficções policiais, completamente curiosa e pronta para mergulhar no mar dos mistérios a fim de descobrir a verdade. E, para isso, deverão contar com as pessoas "elefantes", e por quê? Bem, porque... Os elefantes nunca, jamais, esquecem.
Nesse momento você deve estar com a mesma cara que fiquei quando iniciei minha leitura: "Que elefantes?" ou "Do que essa mulher está falando? Elefantes; esquecer?" A Sra. Oliver desmistifica tudo:
Lembra de uma história sobre um alfaiate indiano que enfiou uma agulha ou coisa parecida no chifre de um elefante? Aliás, não foi no chifre e sim na tromba! Pois bem, anos depois, quando o elefante viu o alfaiate, encheu a troma d'água e despejou sobre o homem. Isto prova que o animal não tinha esquecido. É minha tese: os elefantes não esquecem. Portanto, tenho que entrar em contato com alguns elefantes. pgs 37 e 38
A narrativa da autora é simples e de fácil entendimento. Objetiva, sem altas descrições de fatos desnecessários e acontecimentos que não agregam nada à história. Agatha Christie cria diálogos envolventes - aliás, o livro possui muitos diálogos e é narrado alternadamente por cada um dos personagens em capítulos distintos; podemos acompanhar a caçada de Hercule Poirot e a Sra. Oliver, seus contatos com os "elefantes", a busca de informações, para, então, chegarem a conclusão que eu não imaginava (só quando estava quase chegando no final que "caiu a ficha" e eu fiquei com cara de boba!!).

O ponto chave da história fica por conta do mistério. A dupla começa praticamente do nada, com poucas informações, e você vai acompanhando passo-a-passo da descoberta, fica criando enigmas - ou tentando resolvê-los - na mente, tenta achar uma solução ou descobrir lado a lado de Poirot e de sua amiga. Posso dizer que o mistério descoberto poderia se transformar em um livro incrível tranquilamente! É bem instigante.

O livro não foi cinco estrelas para mim porque não me envolvi com a história tanto quanto imaginava/esperava que me envolveria; gostaria de ter apreciado muito mais o mistério, mas dessa vez não rolou tanto assim. É um bom livro, a leitura flui. A capa da minha edição não é tão bonita assim, como a da imagem que coloquei, mas, fazer o que né.

Por fim, posso dizer que aproveitei muito a leitura e com esse livro pude abrir novos caminhos para leituras de Agatha Christie e de outros autores do gênero. Ainda não estou acostumada com o gênero, mas era um dos que eu evitava a leitura - e não sei exatamente o motivo. Acredito que diversificar é sempre bom. Óbvio que você pode sair - de um desses experimentos de gêneros - um pouco irritada por não atingir suas expectativas, decepcionada, satisfeita ou pronta para novas leituras de livros como esse. Não custa tentar.

Espero que tenham gostado.
Já leram algo da autora ou há algum gênero que não costumam ler? Comentem, deem dicas, vou adorar saber de novos livros.

(Bom)
Livro: Os Elefantes Não Esquecem
Autores: Agatha Christie
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 228
Onde comprar: SubmarinoCompare preços.

Você também pode gostar de

15 comentários

  1. Nunca li nada da autora, confesso que não sei o motivo. rs
    Gostei da sua resenha, fiquei curiosa a respeito do livro.

    Aaah tem 4 PROMOÇÕES ativas lá no blog. Um total de 14 LIVROS, alguns e-books e diversos marcadores. Se ainda não estiver participando, confere lá depois.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, a leitura do livro foi bem fluída e, como eu disse, espero ler mais livros dela.

      Beijos,
      Daisy.

      Excluir
  2. Oi, Daisy!

    Nunca li nada da Agatha Christie... Até tenho vontade de ler algum livro dela, mas não é uma prioridade. Que bom que no geral você curtiu a leitura. Realmente é bom explorar outros gêneros literários. Temos que dar chance para outros autores, né? :)

    Beijos,
    Amanda — Lendo & Comentando
    ^_^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda, é verdade viu? Ahh eu sempre ficava com aquela vontade justamente porque tanta gente fala bem... Espero ler mais livros da autora!

      Beijos,
      Daisy

      Excluir
  3. Olá.
    Primeiro, parabéns pelo blog.
    Já estou seguindo.
    Adoro os livros desta escritora, parabéns pela
    resenha.
    Bjos,
    Cida
    http://www.moonlightbooks.net/

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca li nada da Agatha, acredita? Sei que ela é muito aclamada por muita gente, mas ainda não tive oportunidade de ler.
    Uma pena que você não tenha se envolvido tanto no livro. Sabe, acho que tenho expectativas em relação a autora, e isso acaba fazendo com que eu me decepcione só sabendo que ele não te envolveu totalmente.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, eu acho que esse possa ser um dos motivos por eu não ter achado o livro "tudo isso" sabe? Criei muitas expectativas... E infelizmente o livro não atendeu a todas elas
      Mas leia sim, quem sabe com você não será diferente?

      Beijos,
      Daisy

      Excluir
  5. Não tinha lido nada da Agatha também, até o começo desse ano, quando li O assassinato do Expresso Oriente depois de tanto ler coisas boas sobre ela, nem sabia como era o gênero de seus livros, e li o livro em menos de um dia, com certeza amei e me fascinei pelos mistérios com Poirot e as soluções simples e inesperadas no final da estória. Eu entendo sua demora pra ler sabendo que o gênero é policial e talz, eu fiquei assim com os livros do Sidney Sheldon. rs Mas enfim, leia O assassinato do Expresso Oriente da Agatha, talvez nessa leitura você fique mais empolgada ><

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Adorei a dica, ouço bastante falar desse livro da Agatha. Dica anotada :)

      Beijos,
      Daisy

      Excluir
  6. Tenho um livro da autora que ainda não li, mas um amigo pegou emprestado e ficou tão alucinado com ela que comprou um box da autora o-o
    Mas ela parece escrever muito bem mesmo, e quem sabe eu separo um tempo pro livro.
    Hahah' e eu fiquei coma cara de 'elefantes?oi?'

    Beijitos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrs Eu também fiquei assim quando minha mãe me entregou o livro. Pensei: "O que elefantes tem a ver com o livro?" kk

      Beijos,
      Daisy.

      Excluir
  7. Oie Daisy

    Eu ainda não li nada da Aghata, mas tenho muita curiosidade, a trama do livro descrito na sua resenha me chamou a atenção. E apesar de não ter levado cinco estrelas, concordo que é sempre bom diversificar na leitura.

    Bjs
    Amanda
    http://leituraentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Daisy,

    Eu pessoalmente amo os livros da Agatha Christie! Sou fã de carterinha. Esse ainda não li, mas já está na lista.

    Bjinhos
    L&V
    http://anna-gabby.blogspot.com/

    ResponderExcluir