Estou Lendo: Orgulho e Preconceito — Jane Austen

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Espero que sim!
Resolvi criar esse post (provavelmente semanal) para compartilhar com vocês a minha leitura da semana, expectativas e quotes do livro que estou lendo. O escolhido para dar início a postagem é Orgulho e Preconceito, cortesia enviada para resenha pela Editora Martin Claret, da autora Jane Austen. Muita gente já conhece o livro — ou já assistiu o filme — e eu também já havia ouvido falar, mas nunca assistido ou lido nada a respeito.
O livro que estou lendo é: Orgulho e Preconceito
Escrito por: Jane Austen
Publicado pela editora: Martin Claret
Tem um total de páginas de: 304
Eu já li: 54 páginas
Minhas expectativas da leitura: Estou amando demais o livro, o jeito que a autora narra os fatos e acontecimentos; Jane Austen consegue te prender com a leitura e te faz ficar louca querendo saber o que vem depois. Minhas expectativas estão altíssimas, até o momento. Estou completamente viciada neste livro, mesmo sendo um clássico publicado em 1813 — e eu achei que, talvez, encontraria algumas dificuldades na leitura. Mas estava completamente enganada. O livro é ótimo!

O que não gostei/não estou gostando: Como a maioria deve saber, em alguns diálogos, Jane oculta o autor da fala e você tem que ter uma percepção de quem se expressaria daquela maneira. Entretanto, no decorrer da história, a autora consegue criar características tão próprias e fortes dos personagens que você nem repara a ausência de um "ele (sr. Bingley) disse" ou "ela (srta. Bennet) disse".
O que gostei/estou gostando: Na verdade estou gostando muito da questão de diversos pontos de vista dos personagens serem destacados na história, dando uma visão global do que um pensa do outro; e não focando apenas em um personagem e sua percepção do todo.

Personagem mais cativante: É complicado dizer apenas um, mas, com certeza Elizabeth Bennet, pelo seu completo zelo com a irmã e a sinceridade na ponta da língua.
Indico ou não indico: Indico!

Quotes:
"No começo, o sr. Darcy mal admitia que ela fosse bonita; olhara para ela sem nenhum entusiasmo durante o baile (...) Mas assim que se convenceu a si mesmo e aos amigos de que seu rosto não tinha nenhum traço belo, começou a descobrir que ele se tornava excepcionalmente inteligente pela bela expressão de seus olhos negros. A tal descoberta se seguiram algumas outras igualmente torturantes. (página 30)"

"Elizabeth não pôde deixar de observar, enquanto folheava algumas partituras jogadas sobre o piano, com quanta frequência os olhos do sr. Darcy nela se fixavam. Não podia suspeitar que pudesse ser objeto de admiração de um homem tão importante (...) Por fim, só conseguiu imaginar que chamara a atenção dele por ter em si mais coisas erradas e repreensíveis, segundo as ideias dele sobre o que é certo, do que em qualquer outra pessoa presente. (página 52)"
 Espero que tenham gostado. Beijão e comentem 

Você também pode gostar de

14 comentários

  1. Esse livro é maravilhoso!
    Jane Austen de fato consegue criar seus personagens tão bem a ponto de que possamos identificá-los sem que ela nos conte quem é!
    Amo!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li!!!
    Morro de vontade!!
    Quero ver a resenha depois!!

    bjkasssss

    ResponderExcluir
  3. Aione Simões
    Olá Aione, é verdade, adorei isso =] haha

    ResponderExcluir
  4. Lele
    Awn pretendo terminar de ler rápido, vou fazer resenha em breve =] Estou amando o livro e vale a pena rsrs

    ResponderExcluir
  5. Adorei o "estou lendo" fiquei curiosa para ler o livro

    ResponderExcluir
  6. Oi Juliana
    Fico feliz que tenha gostado *-*

    ResponderExcluir
  7. Ah ainda eu não li mais ouvi ótimos comentário sobre esse livro que já está minha lista rs

    Beijo
    http://marifriend.blogspot.com/
    @Storieandadvic

    ResponderExcluir
  8. Amo este livro. Não tem jeito. Adoro mesmo.

    A propósito, seu blog está liiiiindo. Como conseguiu formatá-lo com tantas personalizações. Ainda não cheguei a esse nível com o meu.

    Beijos!

    Marina - Instante Literário

    ResponderExcluir
  9. Amo muiiiiiito esse livro *---* Se tornou um dos meus preferidos e eu não consigo não suspirar a falar dele! :D
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  10. Olá! Primeira visita que faço ao blog e digo que gostei do que li. Eu adorei particularmente essa coluna, porque é diferente das outras O que estou lendo. É mais aprofundada, mais elaborada. Curti muito, mesmo. :)

    Estou doida para ler Orgulho e preconceito, mas procuro uma versão com capa bonitinha e com um preço bacana e até agora não achei. Com certeza na tá minha meta de 2012! Adorei saber que você tá gostando e também os pontos negativos.

    Sucesso para o blog.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oieee!
    Acredita que eu ainda não li esse livro :O rs rs
    Eu tenho que ler, pois trata-se de um grande clássico!
    Que bom que você está gostando, isso só motiva mais a minha vontade (:

    Beijos, até mais!
    enfimdeasasabertas.blogspot.com

    PS.:blog lindo *.*

    ResponderExcluir
  12. Ai... peguei esse livro e estou lendo agora, mas ainda to bem no comecinho... Nunca tinha lido nada da Jane Austen... mas clássico é clássico né...Lindo, to gostando... venho conferir sua resenha...

    Beijoss

    Tela
    penseiraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bom?

    Acabei de conhecer o seu blog por meio do blog Mulher Gosta de Falar e estou simplesmente apaixonada! Seu blog é muito bem cuidado, de muito bom gosto, com posts e colunas sensacionais. Parabéns!
    Já vou virar uma seguidora fiel daqui! o/

    E ainda lá pelo Mulher Gosta de Falar, vi esse post/meme "O que eu estou lendo" e adorei a ideia. Queria te pedir permissão pra também postar esse post/meme lá no meu blog. Obviamente que citaria que a ideia pertence a você e ao Nuvem de Letras. ^^

    Mais uma vez parabéns. *-*

    Beijão <3
    Priscilla Duhau
    Livrificando

    ResponderExcluir