O ano de 2017 no Nuvem de Letras

dezembro 31, 2017

Final do ano chegando e a gente tem uma tendência de fazer uma espécie de retrospectiva mental de tudo o que passou, para analisar o que deu certo e o que não deu. Eu comecei com isso há algum tempo para ajustar meus objetivos e metas para 2018 (mas esse é um assunto para outro post que virá em breve). E, bem, não consegui deixar de pensar na retrospectiva do blog em 2017.



Acho que 2017 foi o ano em que eu menos escrevi aqui. Estive bem envolvida em outros projetos pessoais e trabalho na maior parte do tempo e acabei deixando o blog mais de lado. Essa nova rotina da minha vida me fez pensar sobre o que fazer com o blog. Em alguns momentos, pensei em priorizar o Instagram ao invés do blog (e postar as resenhas por lá). Mas apesar de eu gostar de editar e publicar fotos, ainda assim gosto bem mais de escrever um textão sobre o que eu achei de um livro e publicá-lo por aqui. Além disso, o blog está no ar há mais de 6 anos. É muita coisa!

Nesses dias, sentei para decidir o futuro do blog. A minha ideia inicial era a de não levá-lo adiante em 2018. Mas como gosto de escrever, pensei em continuar publicando as resenhas, mas no Skoob ou Goodreads (ainda não tinha decidido completamente, mas estava pendendo para o Skoob, onde tem todos os meus livros lá adicionados).

Só que... abrir mão desse espaço é complicado. Eu gosto muito de escrever, sempre gostei. E mesmo o blog não tendo um alcance tão grande quanto gostaria, ainda assim sei que tem gente (como eu) que gosta de procurar resenhas de livros em algum blog antes de fazer uma compra ou que simpatiza ler sobre determinado livro ou assunto. E, bem, o blog é justamente isso: um espaço onde posso compartilhar coisas.

Uma das coisas que já tinha definido a respeito de 2018 era que não fecharia parcerias com editoras - ou reduzi-las ao máximo. Ao menos por enquanto. Como vocês já devem ter percebido, não sou o tipo de leitora que lê 100 livros no ano. Na verdade meu ritmo de leitura é bem lento. Em 2016, consegui ler 21 livros; já em 2017, esse número caiu para 17 livros. Não há nenhum problema em ler 1, 17, 21 ou 80 livros no ano. O importante é ler. O problema é que tenho muitos livros na estante que quero ler, e com parcerias, acabo priorizando os lançamentos que as editoras me enviam. E como leio bem pouco por mês, no final das contas acabo entulhando na estante os livros que queria ler faz um tempão e que não são levados em consideração na escolha da minha próxima leitura. Por isso vou fazer de 2018 um ano onde vou priorizar a leitura do que estiver com vontade e quando estiver com vontade.

O Nuvem de Letras nunca foi um blog inteiramente pessoal. Digo no sentido de falar sobre outros assuntos que não sejam livros, filmes (às vezes) e séries (mais às vezes ainda). Não quero mudar isso no blog e transformá-lo em algo sobre a minha vida, porém quero começar a falar sobre outros assuntos por aqui também (como escrita, por exemplo, ou métodos (de produtividade, ou mudança de pensamentos/percepções/reflexões) que me ajudam na vida pessoal e são bem bacanas de compartilhar). Isso tudo sem abrir mão das resenhas de livros (💓) que gosto bastante de escrever!

Não pretendo estabelecer datas para postagens e dizer quantas vezes haverá novidade por aqui, mas quero fazer o que não consegui nesse ano: ter certa frequência de atualizações. É claro que tudo vai depender da minha rotina, de cada dia e da dinâmica da minha vida, mas ainda assim o blog é um espaço que quero usar. Não com promessas infundadas ou no embalo do começo do ano. Mas como um hobby que pretendo levar adiante, sem datas pré-estabelecidas, mas com muito amor em tudo o que escrevo.

Então é isso. Agradeço a todo mundo que tem acompanhado o blog desde 2011 ou que simplesmente chegou por aqui em algum momento. Vocês também fazem parte desse blog. Obrigada, obrigada!

Você também pode gostar de:

0 comentários

Curta no facebook